Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Abril de 2019 | 10h04 - Actualizado em 16 Abril de 2019 | 10h51

Brasil sai da Unasul

Brasília - O governo brasileiro denunciou nesta segunda-feira o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), formalizando sua saída da organização, noticiou a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Brasil

Foto: Divulgacao

A decisão foi comunicada oficialmente ao governo do Equador, país depositário do acordo, e surtirá efeitos transcorridos seis meses a contar da data de hoje (segunda-feira).

O governo da Bolívia, que assumiu a presidência do grupo em 12 de Abril de 2018, disse nesta segunda-feira que entregou o mandato temporário de um ano ao Brasil, país que o sucede em ordem alfabética, como manda o regulamento.

Em seu comunicado, o Itamaraty não faz referência à presidência temporária.

A Unasul nasceu em 2008, nos anos dourados da esquerda latino-americana, integrada por 12 membros, tendo como um dos principais promotores o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em Abril de 2018, os governos de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru decidiram de forma conjunta suspender a sua participação da UNASUL em função da prolongada crise no organismo, quadro que, desde então, não se alterou.

Em 22 de Março passado, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru assinaram documento por meio do qual indicaram a sua vontade de constituir o Foro para o Progresso da América do Sul (PROSUL), em substituição à UNASUL.

O novo foro terá estrutura leve e flexível, com regras de funcionamento claras e mecanismo ágil de tomada de decisões. Terá, ainda, a plena vigência da democracia e o respeito aos direitos humanos como requisitos essenciais para os seus membros.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 15/04/2019 17:12:26

    Líder da Igreja Universal e esposa ganham passaporte diplomático no Brasil

    Rio de Janeiro - O pastor evangélico Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record de Televisão, recebeu um passaporte diplomático do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conforme publicação divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

  • 15/04/2019 10:43:34

    EUA, França e Grã-Bretanha organizam manobras anti-minas no Golfo

    Manama - As forças navais dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França organizam manobras militares anti-minas perto do Bahrein, com o objectivo de demonstrar o seu compromisso com a liberdade de navegação e comércio no Golfo, anunciou uma porta-voz militar americana, segundo noticiou a AFP.

  • 15/04/2019 09:41:47

    Assange tentou criar "centro de espionagem" na embaixada, diz presidente do Equador

    Londres - Julian Assange tentou criar um "centro de espionagem" na embaixada do Equador em Londres, afirmou neste domingo o presidente equatoriano, Lenín Moreno, justificando a sua decisão de retirar o asilo do fundador do WikiLeaks, que foi preso na quinta-feira, noticiou a AFP.