Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Maio de 2019 | 13h11 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 00h14

Zelenski assumirá presidência da Ucrânia no dia 20 de Maio

Kiev - O presidente eleito da Ucrânia, Vladimir Zelenski, tomará posse do seu cargo a 20 de Maio e não no dia anterior como tinha solicitado o próprio Zelenski, segundo resolução adoptada hoje pela Rada Suprema (Parlamento) do país, noticiou a EFE.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A decisão foi aprovada por 315 votos a favor, dois contra e 15 abstenções, informou a agência "Unian".

A Comissão Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia declarou oficialmente no dia 30 de Abril presidente eleito Vladimir Zelenski, que venceu com 73,22% dos votos a segunda volta das eleições presidenciais, realizada no dia 21 desse mês.

Zelenski prometeu que a sua prioridade "número um" no cargo será pôr fim à guerra entre o Exército ucraniano e as milícias pró-russas no leste do país.

O presidente eleito insistia em assumir a presidência no dia 19 de Maio e acusava as autoridades em fim de mandato de demorar de propósito a data para impedir que possa dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.

Segundo a legislação ucraniana, o chefe de Estado não pode dissolver o Parlamento nos seis meses anteriores às eleições da nova legislatura.

O pleito parlamentar está marcado para 27 de Outubro, e Zelenski terá uma semana, até o dia 27 de Maio, para decidir se dissolve o Legislativo, opção que cogitou durante a sua campanha eleitoral.

Actualmente a Rada Suprema é controlada pelo partido do presidente em fim de mandato.

Assuntos Governação  

Leia também