Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

28 Junho de 2019 | 12h35 - Actualizado em 28 Junho de 2019 | 12h53

Líderes começam os debates da cimeira do G20 em Osaka

Osaka (Japão) - Os líderes do G20 e políticos convidados começaram nesta sexta-feira, na cidade de Osaka, no Japão, uma cimeira de dois dias que analisará temas relacionados aos novos desafios económicos globais e compromissos ambientais, noticiou a EFE.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeiras dos Países do G20

Foto: Divulgação

Os debates começaram com uma primeira reunião sobre a economia digital, que será seguida pela primeira sessão das discussões formais dos líderes reunidos num centro de convenções na Baía de Osaka.

As discussões acontecerão até amanhã à tarde, e nos corredores há várias reuniões bilaterais entre os líderes presentes, incluindo um encontro importante entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.

Durante seus discursos na sessão de economia digital, as diferenças entre os dois países surgiram na questão da segurança e proteção de propriedade intelectual, após o veto imposto por Washington à empresa chinesa Huawei.

O presidente chinês optou por aplicar uma "abordagem integrada da economia real e da economia digital", assim como "reduzir as brechas digitais, promover o desenvolvimento sustentável e o princípio de interesses equilibrados" para todos os países e ter mais conta para aqueles em fase de desenvolvimento.

"Como um participante global na economia digital, estamos comprometidos em promover a cooperação internacional e manter nossos mercados abertos", disse Xi.

Trump, por sua vez, chamou a economia digital de um "motor-chave" para o crescimento e enfatizou a necessidade de garantir a "confiabilidade e segurança das redes de telecomunicações 5G", algo essencial para a "liberdade e prosperidade compartilhada".

Os EUA "seguirão se opondo a dados, localizações e políticas que foram usados para restringir fluxos de comércio digital e violar a propriedade intelectual", destacou o presidente americano, mas sem fazer nenhuma menção direta ao caso Huawei.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 28/06/2019 11:32:44

    Trump reúne-se com Bolsonaro e promete visitar o Brasil em breve

    Osaka (Japão) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um encontro nesta sexta-feira com Jair Bolsonaro, onde elogiou o mandatário e prometeu em breve visitar o Brasil, noticiou a EFE.

  • 28/06/2019 11:23:01

    Trump espera reunião "produtiva" com o presidente chinês Xi Jinping

    Osaka, Japão - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que espera uma reunião "produtiva" com o colega chinês, Xi Jinping, à margem do G20 em Osaka, noticiou a AFP.

  • 27/06/2019 16:30:25

    Trump chega a Osaka para a reunião do G20

    Osaka - O presidente Donald Trump desembarcou nesta quinta-feira em Osaka (Japão) para participar na reunião de cúpula do G20, agendado para sexta-feira e sábado, que deve ser marcada por momentos de tensão após as críticas do chefe de estado americano aos sócios comerciais.