Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

01 Julho de 2019 | 08h52 - Actualizado em 01 Julho de 2019 | 09h57

Coreia do Norte saúda "encontro extraordinário" entre Kim e Trump

Pyongyang - A Coreia do Norte descreveu como "histórico e extraordinário" o encontro no domingo entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, noticiou hoje a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Coreia do Norte

Foto: Divulgação

De acordo com a agência oficial norte-coreana KCNA, os dois líderes decidiram, após um breve encontro de 50 minutos, "retomar e prosseguir discussões produtivas para alcançar mais progressos no processo de desnuclearização da península coreana".

Kim e Trump discutiram "questões de interesse mútuo que se tinham tornado obstáculos à resolução destes problemas", indicou a mesma agência.

A KCNA escreveu ainda que o líder norte-coreano elogiou as "boas relações" com Trump, acrescentando que estas "produziriam resultados que os outros não podiam prever".

Para o analista Shin Beom-chul, ouvido pela agência de notícias France-Presse (AFP), o comentário da KCNA é "propaganda típica norte-coreana que glorifica Kim Jong-un".

"O objectivo é restaurar a imagem de Kim, danificada ao voltar de mãos vazias da cimeira de Hanói", em Fevereiro deste ano.

No final do encontro de domingo, também Donald Trump disse que os dois países vão iniciar reuniões de trabalho "nas próximas três semanas" sobre o processo de desnuclearização.

Apesar deste passo, o Presidente norte-americano disse que as actuais sanções à Coreia do Norte vão continuar em vigor. Trump acrescentou ter convidado o líder norte-coreano a visitar os Estados Unidos.

Trump tornou-se no primeiro Presidente dos Estados Unidos em funções a entrar em solo da Coreia do Norte, depois de um aperto de mãos com Kim Jong-un.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 28/06/2019 17:57:20

    Trump a Putin reuniram hoje em Osaka à margem do G20

    Osaka - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram hoje, durante 80 minutos em Osaka, no Japão, à margem da cúpula do G20, uma reunião na qual abordaram assuntos de interesse global.

  • 28/06/2019 12:35:24

    Líderes começam os debates da cimeira do G20 em Osaka

    Osaka (Japão) - Os líderes do G20 e políticos convidados começaram nesta sexta-feira, na cidade de Osaka, no Japão, uma cimeira de dois dias que analisará temas relacionados aos novos desafios económicos globais e compromissos ambientais, noticiou a EFE.

  • 28/06/2019 11:32:44

    Trump reúne-se com Bolsonaro e promete visitar o Brasil em breve

    Osaka (Japão) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um encontro nesta sexta-feira com Jair Bolsonaro, onde elogiou o mandatário e prometeu em breve visitar o Brasil, noticiou a EFE.