Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

12 Julho de 2019 | 19h44 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 19h44

Novo governo grego reconhece Guaidó como presidente da Venezuela

Atenas - O novo governo conservador da Grécia reconheceu, nesta sexta-feira, o líder opositor Juan Guaidó como "presidente interino da Venezuela", anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da grécia

Foto: foto divulgação

Seguindo a linha de outros países da UE como Espanha, França, Reino Unido ou Alemanha, o governo do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis "decidiu reconhecer o presidente da Assembleia Nacional democraticamente eleita, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela, para que convoque eleições presidenciais livres, justas e democráticas", afirma o texto.

O posicionamento do Executivo grego representa uma mudança em relação ao governo anterior, liderado pelo partido de esquerda Syriza, um dos poucos apoios ao presidente Nicolás Maduro na União Europeia.

O anúncio é um dos primeiros do novo chanceler grego, Nikos Dendias, que assumiu o cargo na terça-feira.

O ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras havia se recusado a reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela e limitou-se a pedir a elaboração de "um calendário para a celebração de eleições livres e democráticas" no país sul-americano.

O novo governo grego afirmou nesta sexta-feira que apoia as negociações em curso entre o governo de Maduro e a oposição venezuelana "visando uma solução pacífica, política e democrática para a crise".

Desde Janeiro, Juan Guaidó foi reconhecido por 50 países.

Os seus negociadores concordaram em estabelecer com os representantes de Maduro uma mesa de trabalho permanente, mas no momento não há perspectivas de uma eleição presidencial antecipada.

Assuntos Política  

Leia também
  • 12/07/2019 18:18:28

    Nova Constituição da Coreia do Norte identifica Kim como chefe de Estado

    Seul - Kim Jong Un foi identificado oficialmente como chefe de Estado e comandante-em-chefe das Forças Armadas da Coreia do Norte numa nova Constituição, que observadores disseram poder visar preparativos para um tratado de paz com os Estados Unidos.

  • 12/07/2019 16:15:59

    Secretário do Trabalho dos EUA renuncia cargo

    Washington - O secretário do Trabalho dos Estados Unidos, Alexander Acosta, anunciou nesta sexta-feira a renúncia do seu cargo, por críticas por oferecer tratamento favorável ao bilionário Jeffrey Epstein num caso de abuso infantil quando era procurador há uma década.

  • 10/07/2019 06:40:27

    Trabalhistas vão fazer campanha pela permanência do Reino Unido na EU

    Londres - O líder do partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, anunciou nesta quarta-feira que o principal partido da oposição vai fazer campanha para o Reino Unido ficar na União Europeia (UE) num novo referendo ao Brexit, noticiou a Lusa.