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12 Julho de 2019 | 20h05 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 20h05

Trump abre nova trincheira na sua guerra contra redes sociais

Washington - Numa escalada de seus ataques dirigidos aos gigantes das redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou, nesta quinta-feira (11), que imporá novas regulações sobre essas empresas.

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Donald Trump, Presidente dos EUA

Foto: Google/Divulgação

"Os principais grupos tecnológicos não devem censurar as vozes dos americanos", disse Trump durante o encontro sobre redes sociais na Casa Branca, do qual participaram representantes do conservadorismo mais crítico ao Vale do Silício, mas sem a presença dos principais actores do sector tecnológico, como Facebook, Twitter e Google.

No seu discurso nos salões da Casa Branca, Trump denunciou o que considera uma "desonestidade" e "parcialidade" dos gigantes do Vale do Silício.

"As pessoas chegam e me dizem: senhor presidente, não podemos segui-lo" nas redes sociais, declarou Trump sobre a sua percepção de que as redes sociais discriminam posições conservadoras nas suas plataformas.

Para a "Cúpula sobre Mídia Social na Casa Branca", o presidente convidou militantes conservadores que compartilham esta visão de que as redes sociais discriminam as opiniões desse segmento político nas suas plataformas como parte de um conluio com a esquerda.

Em meio às declarações de Trump, o sector teme que a Casa Branca tente eliminar o marco legal que protege os serviços on-line e os isenta de responsabilidade sobre conteúdos publicados por terceiros nas suas plataformas.

Activistas de direitos digitais advertiram que eliminar essa protecção - estabelecida numa lei de 1996 - pode minar as protecções à liberdade de expressão e prejudicar o ecossistema da Internet.

Um movimento do governo nesse sentido configuraria uma violação da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, garante da liberdade de expressão, segundo uma carta assinada por 27 organizações que defendem os direitos digitais e 50 especialistas jurídicos.

"A cúpula na Branca aconteceu num momento delicado para os gigantes americanos da tecnologia, acusados de censura pelos sectores conservadores e de não fazerem o suficiente para erradicar das suas plataformas os conteúdos com mensagens de ódio.

Participaram da reunião, por exemplo, o PragerU, que costuma publicar vídeos de uma perspectiva de direita, e o TurningPoint USA, uma organização que afirma que as universidades americanas são centros de "propaganda esquerdista".

As grandes empresas de Internet foram a ausência notável do encontro, negando, categoricamente, as acusações de parcialidade política.

"As companhias de Internet não são tendenciosas em relação a qualquer ideologia política, e as vozes conservadoras - em particular - usaram as redes sociais com grande repercussão", disse Michael Beckerman, presidente da Internet Association, que inclui Twitter, Facebook, Google e Microsoft.

"As companhias de Internet dependem da credibilidade dos usuários em todo o espectro político para crescer e ter sucesso", completou.

No mês passado, o Twitter anunciou que acrescentaria advertências a tuítes de funcionários e políticos que violarem as regras da plataforma, uma medida que pode ter impacto na actividade do presidente nessa rede social.

Já a Computer & Communications Industry Association (CCIA), um grupo que tem Facebook e Google entre os seus membros, disse que o evento de quinta-feira na Casa Branca "parece desenhado para intimidar as companhias para que se inclinem a favor de quem quer que esteja a organizando esta reunião".

"Nenhuma companhia deveria ser intimidada pelo governo para que deixe passar conteúdo censurável que viola as políticas dessa companhia", disse num comunicado o presidente da CCIA, Ed Black.

Para o professor de Comunicação Adam Chiara, da Universidade de Hartford, a ausência das grandes plataformas sociais de Internet reduz a "cúpula" de Trump a um "festival de reclamações".

"Uma cúpula costuma envolver várias partes que falam sobre como chegar a uma meta, ou atingir certos objectivos. É difícil que Trump consiga fazer isso sem as megaplataformas sociais presentes", completou Chiara.

Assuntos Internet  

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