Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

19 Julho de 2019 | 17h42 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 17h42

Drone bombardeia base utilizada por forças ligadas ao Irão no Iraque

Teerão - Um drone bombardeou uma base usada por unidades paramilitares pró-Teerão no centro do Iraque, informaram fontes militares no país nesta sexta-feira (19), com fontes dizendo que um combatente foi morto e dois iranianos ficaram feridos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Iraque

Foto: Divulgação

Os EUA imediatamente negaram envolvimento no ataque, que aconteceu da noite para o dia entre quinta e sexta em uma área de religiões e etnias mistas ao norte de Bagdad.

"A base Al-Shuhada do Hashed al-Shaabi, na região de Amerli, foi atingida de madrugada por um drone não identificado, ferindo duas pessoas", afirmou o Exército iraquiano em comunicado.

Mas um funcionário do Hashed al-Shaabi, uma rede de unidades paramilitares iraquianas dominadas por forças xiitas pró-iranianas, e um agente policial disseram que além dos feridos há um iraquiano morto.

A fonte policial, que visitou o local do ataque, disse que os dois feridos são "engenheiros militares iranianos".

O porta-voz do Pentágono, Sean Robertson, disse que "as forças dos EUA não estavam envolvidas" no ataque.

O Irão diz que não tem forças oficialmente posicionadas no Iraque, mas observadores dizem que conselheiros iranianos treinam regularmente as forças iraquianas, incluindo o Hashed.

O Hashed é amplamente contrário aos Estados Unidos, que aplicaram sanções a alguns dos seus líderes por ligações com o Irão.

Os EUA, por sua vez, têm cerca de 5.200 soldados baseados em todo o Iraque em funções de treinamento e consultoria.

Nos últimos meses, uma série de ataques com foguetes atingiu bases onde as tropas dos EUA estão estacionadas, o que provocou preocupação com um possível confronto entre os EUA e o Irão em solo iraquiano.

Assuntos Conflito  

Leia também
  • 19/07/2019 16:13:43

    Irão diz que EUA abateram um dos próprios drones por engano

    Teerão - Os Estados Unidos derrubaram um dos seus próprios drones por engano no Estreito de Ormuz, afirmou hoje o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, negando que a República Islâmica tenha perdido um dispositivo de controlo remoto no dia anterior.

  • 19/07/2019 11:36:07

    Trump anuncia abate de drone iraniano no estreito de Ormuz, mas Irão nega

    Washington - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje (19) que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países.

  • 19/07/2019 11:10:27

    Turquia ataca PKK no Iraque

    Ancara - A Turquia lançou na quinta-feira a sua maior operação aérea contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque, em resposta ao ataque da véspera em Erbil, onde morreu um diplomata turco, anunciou o ministro da Defesa, Hulusi Akar, noticiou a AFP.