Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

19 Julho de 2019 | 17h52 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 17h52

Irão com imagens que supostamente desmentem versão de Trump sobre drone

Teerão - O Irão divulgou nesta sexta-feira (19) imagens que supostamente desmentem a versão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o derrube de um drone iraniano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Donald Trump, Presidente dos EUA

Foto: Google/Divulgação

Segundo o presidente dos EUA, o navio de guerra USS Boxer estava em águas internacionais e destruiu um drone do Irão no Estreito de Ormuz, uma rota vital do petróleo mundial. Trump afirmou que a acção foi tomada porque a aeronave não-tripulada iraniana aproximou-se, ignorou avisos e representava uma ameaça. 

"Foi o último de vários actos provocativos e hostis do Irão contra embarcações operando em águas internacionais", disse Trump ao informar o episódio, na Casa Branca, na quinta-feira (18).

Ainda na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, negou a existência do incidente.

O mais recente episódio é a divulgação do vídeo do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) nesta sexta-feira que, segundo Teerão, desmente a versão de Trump.

As imagens mostram tomadas áreas de navios de guerra. Segundo a Press TV, televisão pública do Irão, o horário das filmagens são posteriores a hora em que Washington diz ter derrubado o drone iraniano.

"Todos os drones [do Irão] voltaram com segurança às suas bases", disse o general de brigada Abolfazl Shekarchi, porta-voz das Forças Armadas do Irão. "Não houve relatos de um confronto com a embarcação americana USS Boxer", disse ele, citado pela agência de notícias Tasnim.

Assuntos Conflito  

Leia também