Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

19 Julho de 2019 | 10h58 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 10h58

Porta-voz "chefe" da actual Comissão Europeia será comissário da Grécia

Atenas - O porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, foi quinta-feira nomeado pelo primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, para ser o comissário europeu daquele país no próximo executivo comunitário, noticiou hoje a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"A proposta do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis para o cargo de representante da Grécia na nova Comissão Europeia será Margaritis Schinas. O primeiro-ministro informará imediatamente a nova presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, da sua decisão", informa a nota publicada na página oficial do Governo grego.

Rosto principal do serviço de comunicação da atual Comissão Europeia, o porta-voz 'chefe' do executivo irá substituir o actual comissário das Migrações, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, que já tinha manifestado o desejo de regressar à política nacional grega.

O líder do Governo grego já deu a entender, contudo, estar interessado numa pasta diferente no próximo colégio de comissários, que entrará em funções no dia 01 de Novembro.

Funcionário da Comissão Europeia desde 1990, Schinas é o principal porta-voz da instituição, ainda presidida pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, desde 2014.

Antes de ser porta-voz, o grego de 56 anos tinha sido deputado ao Parlamento Europeu pelo partido de Mitsotakis, o Nova Democracia, entre 2007 e 2009.

Os comissários europeus designados pelos Governos nacionais dos 28 Estados-membros para o executivo comunitário que será liderado pela alemã Ursula Von der Leyen passarão ainda por audições nas respetivas comissões do Parlamento Europeu, que votará o colégio como um todo em Outubro.

Assuntos Governação  

Leia também
  • 19/07/2019 10:32:20

    Mari Alkatiri não continuará à frente da região de Oecusse

    Díli - O presidente da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), Mari Alkatiri, informou quinta-feira o primeiro-ministro timorense da cessação definitiva de funções no final deste mês, descontente com a alteração à lei de criação da região, noticiou a Lusa.

  • 19/07/2019 10:16:02

    Militantes do Podemos apoiam estratégia para Governo de coligação

    Madrid - Uma maioria de 70 por cento de inscritos no Podemos deu quinta-feira o seu apoio à estratégia do líder deste partido de apoiar a formação do novo Governo socialista apenas se este tiver ministros da formação de extrema-esquerda, noticiou hoje a Lusa.

  • 19/07/2019 08:59:22

    Mudanças na reforma do sistema de pensões do Brasil diminuem poupança

    Brasília - O Governo brasileiro anunciou quinta-feira que a estimativa de poupança com a reforma da sistema de pensões no país diminui para 933,5 mil milhões de reais (222 mil milhões de euros) em dez anos, após mudanças na proposta, noticiou a Lusa.