Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

11 Agosto de 2019 | 17h55 - Actualizado em 11 Agosto de 2019 | 17h54

Guatemala elege presidente

Cidade da Guatemala - Os centros de votação abriram neste domingo na Guatemala para a eleição do presidente, em uma disputa cujo vencedor terá o desafio de enfrentar a pobreza, corrupção e violência.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O acto simbólico de abertura ficou a cargo do presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Julio Solórzano, em uma escola pública no centro histórico da capital guatemalteca.

"Peço a todos os cidadãos que votemos, é a oportunidade que temos de decidir o próximo binómio presidencial", disse Solórzano após a abertura das 21.099 mesas receptoras de votos instaladas em todo o país.

Mais de 8,1 milhões de guatemaltecos irão às urnas neste domingo para eleger o sucessor do presidente Jimmy Morales, em meio à assinatura de um acordo com os Estados Unidos para dar asilo a migrantes.

A presidência será disputada entre a ex-primeira-dama social-democrata Sandra Torres e o médico de direita Alejandro Giammattei, favorito segundo uma pesquisa da Fundação Liberdade e Desenvolvimento e a empresa CID Gallup.

Sandra Torres, de 63 anos, venceu com uma grande vantagem 20 candidatos no primeiro turno de Junho, sem atingir a maioria dos votos necessários para vencer nessa fase.

Assuntos Eleições  

Leia também