Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

27 Setembro de 2019 | 10h56 - Actualizado em 27 Setembro de 2019 | 10h56

China destaca vínculos consolidados com grupo Brics e África na ONU

Nações Unidas - A China destacou a força da cooperação e os laços de confiança com os países do grupo Brics e a África durante as reuniões realizadas no contexto da Assembleia Geral da ONU, que continua nesta sexta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O ministro das Relações Exteriores Wang Yi considerou há algumas horas a colaboração dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como um exemplo de um novo tipo de vínculo internacional, coerente e de crescente influência.

Indicou que os Brics serviram como um estabilizador na turbulência gerada por desafios globais sem precedentes e pediu oportunidades de expansão das trocas de benefícios compartilhados para vários sectores.

Na visão de Wang, agora a prioridade do bloco deve ser a preparação da cimeira presidencial no Brasil em Novembro próximo, bem como a defesa conjunta do multilateralismo, o sistema internacional com as Nações Unidas como centro e os princípios e objectivos do órgão global.

Também denunciou a imposição unilateral de medidas de alcance extraterritorial, como as sanções dos EUA contra empresas e indivíduos chineses por transferir petróleo do Irão, e exortou os Brics a concordar com posições sobre questões espinhosas na agenda internacional.


Além dessas reuniões, Wang Yi inaugurou uma amostra da transformação socio-económica da China em 70 anos como república, a ser cumprida a 01 de Outubro.

O ministro participa da 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU como enviado especial do Presidente Xi Jinping e irá intervir nesta sexta-feira para detalhar o progresso do seu país, a sua política externa e a sua posição em questões relevantes da agenda internacional e regional.

Assuntos China  

Leia também
  • 25/09/2019 12:07:38

    Pequim inaugura novo aeroporto internacional e maior terminal do mundo

    Pequim - O Presidente chinês, Xi Jinping, presidiu hoje, quarta-feira, à inauguração do segundo aeroporto internacional de Pequim, que inclui o maior terminal do mundo e cujo custo de construção se fixou em 120 mil milhões de yuan (mais de 15 mil milhões de euros) anuncia a Lusa.

  • 25/09/2019 11:47:49

    China não pretende destronar EUA como potência hegemónica - MNE chinês

    Pequim - O ministro chinês dos Negócios Estrangeiro afirmou hoje que Pequim não pretende destronar os Estados Unidos como potência hegemónica, e que respeitará os interesses norte-americanos, mas defenderá o seu modelo de desenvolvimento, não admitindo interferências.

  • 24/09/2019 10:56:48

    Elite mundial do turismo debate mercados chinês e latino-americano

    Macau - A elite mundial do turismo debate em Outubro, em Macau, o potencial dos mercados chinês e da América Latina, com o Brasil a assumir-se como um dos países em destaque, anunciou hoje à Lusa a organização do fórum.