Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

08 Outubro de 2019 | 02h37 - Actualizado em 08 Outubro de 2019 | 02h37

Saturno é agora o planeta com mais luas do Sistema Solar

Hawai - Investigadores norte-americanos descobriram um conjunto de 20 novas luas em torno de Saturno, que assim ultrapassa Júpiter como o planeta com mais satélites naturais do sistema solar desde os anos 1990.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo noticiou esta segunda-feira a BBC, cada uma das 20 novas luas em torno de Saturno tem cerca de cinco quilómetros de diâmetro - e 17 rodam "para trás", em sentido contrário ao do planeta (movimento conhecido como direcção retrógrada).


Duas das luas que rodeiam Saturno com o mesmo movimento orbital (progressivas) demoram cerca de dois anos a dar uma volta completa ao planeta, enquanto a terceira dessas luas e as mais distantes das luas retrógradas levam mais de três anos.

A descoberta foi feita com o telescópio Subaru, instalado no Hawai, aplicando novos algoritmos de computação a dados recolhidos entre 2004 e 2007. Isso permitiu definir as órbitas daqueles 20 objetos já conhecidos e que se admitia serem luas.

"Achámos que eram luas de Saturno, mas não conseguimos órbitas completas" para tirar essa conclusão, disse o chefe da equipa de cientistas, Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência (em Washington). "Ao usar as novas capacidades dos computadores" foi possível "encontrar oficialmente órbitas" para esses 20 objetos, adiantou o cientista.

"Estudar as órbitas dessas luas pode revelar as suas origens, bem como dados sobre as condições que em torno de Saturno no momento em que se formou", explicou Scott Sheppard à BBC.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 07/10/2019 21:59:17

    Audições a futuros vice-presidentes da CE

    Bruxelas - O quinto dia de audições no Parlamento Europeu, segunda-feira, contou com pesos-pesados na futura Comissão Europeia já que são dois dos oito Vice-presidentes.

  • 07/10/2019 21:57:21

    Líderes da UE felicitam António Costa

    Bruxelas - António Costa deverá ser felicitado, pessoalmente, pelos homólogos do Conselho Europeu, pela sua vitória nas eleições legislativas em Portugal, quando vier a Bruxelas, para a cimeira de 17 e 18 de outubro.

  • 07/10/2019 21:55:31

    UE preocupada com retirada dos EUA do noroeste da Síria

    Síria - A União Europeia está extremamente preocupada com o anúncio da retirada das tropas norte-americanas do noroeste da Síria, deixando a porta aberta a uma ofensiva turca em larga escala contra as milícias curdas.