Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

09 Outubro de 2019 | 21h08 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 21h08

Turquia lança ofensiva terrestre no nordeste da Síria

Ancara - A Turquia anunciou que as suas tropas terrestres iniciaram uma nova etapa da operação militar no nordeste da Síria nesta quarta-feira (9). A informação foi divulgada pelo Ministério turco da Defesa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Síria

Foto: Tarcísio Vilela

"Os nossos militares começaram a parte terrestre da Operação Paz da Primavera", afirmou o ministério em comunicado.

​As Forças Armadas Turcas e o Exército Nacional da Síria lançaram a operação terrestre no leste do rio Eufrates, como parte da Operação Primavera da Paz.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira o início da Operação Primavera da Paz contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização classificada como terrorista na Turquia, e o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e diversos outros países).

Os últimos relatos da mídia indicam que os aviões de guerra turcos até agora atacaram pelo menos quatro cidades na província de Hasakah e duas cidades na província de Raqqa. Além disso, os jactos turcos atingiram uma linha de energia que fornecia electricidade às instalações de gerenciamento de água de Alluk.

A Turquia alega que os seus principais objectivos são a limpeza do território sírio que faz fronteira com a Turquia das forças de autodefesa curdas sírias, a criação de uma zona de segurança nessa área e a instalação dos refugiados sírios que estão na Turquia.

Ancara tinha declarado anteriormente que tinha 4 milhões de refugiados e que não podia mantê-los indefinidamente. Entretanto, o governo da Síria não reconhece a administração autónoma no nordeste da Síria, que controla o território a leste do Eufrates.

Assuntos Conflito  

Leia também
  • 09/10/2019 18:49:30

    NATO preocupada com a destabilização da Síria

    Roma - O secretário-geral da NATO apelou hoje ao governo turco, que efectua uma ofensiva no norte da Síria, para "não desestabilizar ainda mais a região", reconhecendo, porém, as "preocupações legítimas de segurança" da Turquia.

  • 09/10/2019 15:34:43

    Erdogan anuncia início da operação militar turca no nordeste da Síria

    Ancara - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira o início da operação no nordeste da Síria que visa o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização classificada como terrorista na Turquia, e o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e diversos outros países).

  • 09/10/2019 10:44:33

    Rússia acusa EUA de pretender fazer "pegar fogo" no norte da Síria

    Moscovo - O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, disse hoje (quarta-feira) que a política norte-americana para a Síria pode "pegar fogo" à região, referindo-se à esperada intervenção militar turca, noticiou a Lusa.