Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

09 Outubro de 2019 | 18h37 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 19h04

CS reúne quinta-feira para abordar ofensiva turca na Síria

Nova Iorque - O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se de urgência na quinta-feira, em Nova Iorque, para abordar a ofensiva turca no nordeste da Síria, anunciaram hoje fontes diplomáticas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A reunião acontecerá em resposta a um pedido da França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Polónia, os cinco países da União Europeia (UE) actualmente presentes no Conselho de Segurança, segundo as mesmas fontes, citadas pela agência efe.

A Turquia lançou hoje uma nova operação militar contra a milícia curda das Unidades de Protecção Popular (YPG), apoiada pelos países ocidentais, mas considerada terrorista pelo governo turco.

A operação militar foi previamente anunciada pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que disse que esta visa "os terroristas das YPG e do Daesh [nome árabe do grupo extremista Estado Islâmico]" e pretende estabelecer uma "zona de segurança" no nordeste da Síria.

"A zona de segurança que iremos criar permitirá o regresso de refugiados sírios ao seu país", acrescentou o líder da Turquia, país que acolhe actualmente cerca de 3,6 milhões de refugiados.

A ofensiva turca surge após o anúncio no domingo do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

Assuntos Diplomacia  

Leia também