Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Outubro de 2019 | 10h30 - Actualizado em 16 Outubro de 2019 | 10h51

Putin convidou Erdogan a deslocar-se à Rússia "nos próximos dias"

Moscovo - O Presidente russo, Vladimir Putin, convidou o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a deslocar-se à Rússia "nos próximos dias", para discutir a ofensiva de Ancara contra os curdos na Síria, anunciou o Kremlin, citado pela Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arte das Fotos dos Presidentes da Rússia, Vladimir Putin (esq) e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

Foto: Divulgação

"Vladimir Putin convidou Recep Tayyip Erdogan para uma visita de trabalho nos próximos dias. O convite foi aceite", anunciou na terça-feira à noite o Kremlin, em comunicado, após uma conversa telefónica entre os dois Presidentes.

As duas partes enfatizaram "a necessidade de evitar um conflito entre unidades turcas e sírias" no norte da Síria, onde Ancara lançou uma ofensiva na passada quarta-feira, é referido no comunicado.

Durante a conversa, os dois dirigentes sublinharam também o desejo de preservar a integridade territorial da Síria.

Hoje, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse à agência de notícias Sputnik que a visita de Erdogan poderá ter lugar "antes do final de Outubro", sem fornecer mais detalhes.

A ofensiva turca visa afastar do nordeste da Síria as forças curdas das Unidades de Protecção Popular (YPG), aliadas do ocidente na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, mas consideradas como terroristas por Ancara, devido às ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido na Turquia e classificado de terrorista também pelos Estados Unidos e pela União Europeia).

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 16/10/2019 10:18:36

    EUA dizem querer continuar a cooperar com os curdos

    Washington - Os EUA querem continuar a cooperar com os combatentes curdos das Forças Democráticas Sírias (FDS) na luta contra o grupo que se designa por Estado Islâmico, assegurou terça-feira um dirigente do Pentágono, citado pela Lusa.

  • 16/10/2019 09:30:51

    Erdogan rejeita proposta dos EUA de declarar cessar-fogo

    Ancara - O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou terça-feia de forma categórica uma proposta dos EUA de declaração de um cessar-fogo no norte da Síria, em declarações ao jornal Hurriyet, citado pela Lusa.

  • 15/10/2019 12:41:36

    União Europeia acredita na possibilidade de acordo sobre o Brexit esta semana

    Luxemburgo - O negociador da União Europeia (UE), Michel Barnier, afirmou que é possível alcançar um acordo com Londres esta semana para conseguir uma saída amistosa do Reino Unido do bloco, mas advertiu que para isto é necessário continuar negociando, noticiou hoje a AFP.