Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

22 Outubro de 2019 | 18h21 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 18h21

Cientistas nos EUA criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Nova Iorque - Alguns cientistas dos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O resultado das experiências foi hoje relatado num estudo publicado no boletim Applied Physics Reviews e mostra que "o vaso sanguíneo artifical é uma ferramenta essencial para salvar doentes com problemas cardiovasculares", afirmou o principal autor Ge Gao.

A matéria prima para fabricar este tipo de vasos é biotinta obtida a partir de células da artéria aorta e de uma veia umbilical, que através de uma técnica modificada de impressão 3D foi transformada em aortas abdominais colocadas em seis ratos de laboratório.

"Há produtos usados clinicamente feitos a partir de polímeros, mas não têm células vivas nem funções vasculares", assinalou Gao, notando que usando materiais orgânicos se consegue preservar a complexidade natural do vaso sanguíneo e acelerar a formação de tecidos vasculares funcionais, mais fortes e menos dados a tromboses.

Depois de fabricado, o vaso sanguíneo artificial é refinado em laboratório para afinar as suas características físicas e biológicas, espessura, alinhamento das células, resistência, flexibilidade e capacidade para se contrair, como um vaso sanguíneo natural.

Assuntos Doença  

Leia também
  • 11/10/2019 17:49:43

    OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

    Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento "alarmante" dos casos de sarampo em todo o mundo, atribuindo a progressão da doença a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.

  • 10/10/2019 13:11:05

    França vai aumentar em 15% a contribuição na luta contra a Sida

    Paris - O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira um aumento de 15% na contribuição da França para o Fundo Global da Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária ao longo de três anos, noticiou a Lusa.

  • 05/10/2019 04:49:12

    ONU assinala mil sobreviventes do vírus do Ébola na RDCongo

    Genebra - As Nações Unidas assinalaram sexta-feira o milésimo sobrevivente de Ébola na República Democrática do Congo (RDC), fruto de uma campanha que, além do vírus, é afectada por conflitos e pela desconfiança do povo.