Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

22 Outubro de 2019 | 19h15 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 19h14

Irlanda do Norte: Aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo legalizados

Belfast - O aborto foi liberalizado e o casamento entre pessoas do mesmo sexo legalizado esta terça-feira na Irlanda do Norte, na sequência de uma decisão do Parlamento de Westminster, em Londres.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

É em Londres que os assuntos actuais da nação que integra o Reino Unido são geridos devido à paralisia do executivo local. Estas alterações, votadas em Julho na capital britânica, entram automaticamente em vigor porque, entretanto, não foi formado qualquer governo local para se lhes opor.

O Parlamento britânico aprovou no dia 9 de Julho, numa série de votações, a liberalização do aborto e o casamento homossexual na Irlanda do Norte.

A proposta da deputada trabalhista Stella Creasy para alargar o acesso ao aborto, permitido no Reino Unido, à Irlanda do Norte foi aprovada por 383 votos e teve 73 contra, sobretudo deputados do partido Conservador e do partido Democrata Unionista (DUP).

Apesar de o aborto ter sido liberalizado na República da Irlanda no ano passado, na Irlanda do Norte prevalecia uma lei do século XIX que considera crime as pessoas procurarem fazer ou darem assistência num aborto, o qual só é autorizado em certos casos.

Pouco antes, os deputados britânicos já tinham aprovado, com 383 votos a favor e 73 contra, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que já é possível no resto do Reino Unido bem como na vizinha Irlanda.

A Irlanda do Norte tem autonomia legislativa, mas está sem governo desde as eleições de 2017 devido à falta de entendimento entre o DUP e Sinn Féin para formar uma coligação, obrigatória nos termos do processo de paz para o território.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 15/10/2019 19:56:51

    Bebé enterrada viva é encontrada na Índia

    Nova Délhi - Uma recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da Polícia local, Abhinandan Singh.

  • 30/09/2019 19:20:44

    França despede-se de ex-presidente Jacques Chirac

    Paris - Líderes mundiais, do passado e do presente, prestaram homenagem silenciosa nesta segunda-feira durante o funeral de Jacques Chirac, ex-presidente da França reconhecido por seu carisma e forte oposição à invasão do Iraque em 2003.

  • 06/09/2019 17:30:12

    Seis países amazônicos na defesa da maior floresta tropical do mundo

    Bogotá - Seis países amazônicos negociam, nesta sexta-feira, na cidade colombiana de Leticia, um acordo com medidas de protecção para a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, atingida por graves incêndios e desmatamento.