Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

09 Janeiro de 2020 | 11h33 - Actualizado em 09 Janeiro de 2020 | 11h53

China liga casos a pneumonia a nova cepa de vírus

Pequim- A China acredita que 59 casos de pneumonia registados no país foram provocados por uma nova cepa de vírus da família da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), informa hoje a imprensa estatal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

China: Transeuntes nas artérias da cidade de Beijing

Foto: Francisco Miúdo

A infecção foi identificada pela primeira vez no dia 31 de Dzembro, em Wuhan, cidade do centro da China com mais de 11 milhões de habitantes, e logo despertou temores sobre um ressurgimento da altamente contagiosa SARS.

Os especialistas "determinaram preliminarmente" que um novo tipo de coronavírus está por trás dos casos, informou a estatal CCTV nesta quinta, citando resultados de laboratório.

"Foram detectados 15 resultados positivos do novo tipo de coronavírus" em laboratório, anunciou a CCTV.

No domingo, a China descartou o retorno da SARS, que em 2003 matou cerca de 800 pessoas, a maioria no território chinês.

As autoridades chinesas também negaram que se trate de MERS, gripe, gripe aviária ou adenovírus", segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"De acordo com as autoridades chinesas, o vírus pode causar sérios problemas em alguns pacientes", mas "não se propaga rapidamente".

A Comissão de Saúde de Wuhan informou no domingo que sete dos 59 pacientes estavam em estado grave, mas não havia qualquer óbito.

Oito pacientes se recuperaram e receberam alta, informou nesta quarta-feira a agência estatal de notícias Xinhua.

"Nenhum paciente morreu ainda", revelou a Comissão, que determinou que vários infectados trabalhavam em um mercado especializado no fornecimento de mariscos e peixes.

Os coronavírus constituem um numeroso grupo de vírus com capacidade de causar doenças leves em humanos, mas também podem provocar enfermidades graves como a SARS.

Assuntos China  

Leia também
  • 06/01/2020 10:28:07

    Dezenas de detidos em protesto contra comerciantes chineses em Hong Kong

    Hong Kong - Milhares de pessoas de Hong Kong voltaram hoje às ruas da cidade para protestar contra os comerciantes da China continental perto da fronteira, uma acção que terminou com dezenas de detidos pela polícia, noticiou a Lusa.

  • 05/01/2020 12:07:32

    Dezenas de detidos em protesto em Hong Kong

    Hong Kong- Milhares de pessoas de Hong Kong voltaram neste domingo às ruas da cidade para protestar contra os comerciantes da China continental perto da fronteira, uma acção que terminou com dezenas de detidos pela polícia.

  • 30/12/2019 10:01:13

    China condena pastor protestante a nove anos de prisão por subversão

    Pequim - O pastor protestante chinês, Wang Yi, foi condenado hoje a nove anos de prisão na China por "incitação à subversão do poder estatal", de acordo com um comunicado do tribunal citado por agências internacionais, anunciou a Lusa.