Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Janeiro de 2020 | 23h07 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 10h51

Comité da Câmara dos EUA ameaça intimar Pompeo

Washington - O presidente do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos ameaçou, nesta terça-feira, convocar o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se este não fornecer informações sobre a política adoptada em relação ao Irão e a ordem do presidente Donald Trump para o ataque que matou um comandante militar iraniano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira dos EUA

Foto: Divulgação

“Se o secretário Pompeo não cooperar com o comité, consideraremos fortemente tomar outras acções no futuro, incluindo intimações”, disse o deputado democrata Eliot Engel ao abrir uma audiência em que Pompeo foi convidado a depor, mas não compareceu.

Engel também disse que enviara uma carta nesta terça-feira a Pompeo e ao secretário de Defesa Mike Esper, buscando informações sobre o ataque.

O comité liderado pelos democratas disse na semana passada que convocou Pompeo para depor, enquanto membros do Congresso pressionam o governo Trump para obter mais informações sobre o assassinato do principal comandante militar iraniano, Qassem Soleimani.

O Departamento de Estado não quis comentar. Pompeo estava em viagem à Califórnia.

As críticas ao governo cresceram à medida que as autoridades ofereceram justificativas variadas para o ataque. Trump alimentou a controvérsia ao dizer no Twitter que “realmente não importa” se Soleimani representava uma ameaça iminente.

“Acho que o governo não está sendo sincero com o país ou o Congresso”, disse Engel ao abrir a audiência.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 15/01/2020 06:17:45

    Líder guatemalteco promete combater pobreza e corrupção

    Cidade da Guatemala - O médico de direita Alejandro Giammattei assumiu, esta terça-feira, a presidência da Guatemala, em substituição ao impopular Jimmy Morales, com a promessa de atacar a corrupção e conter os altos índices de pobreza.

  • 15/01/2020 00:40:59

    Moradores recusam-se deixar casas perto de vulcão

    Manila - Quase 40 mil pessoas foram retiradas das proximidades de um vulcão nas Filipinas que pode entrar em erupção a qualquer momento, mas outras milhares recusam-se a sair ou já voltaram, informaram autoridades do país, nesta terça-feira.

  • 14/01/2020 23:23:58

    Boeing anuncia redução de pedidos de compra em 2019

    Nova Iorque - A Boeing anunciou, esta terça-feira, uma redução de pedidos de compra em 2019, assim como na entrega de aeronaves enquanto se estende a proibição mundial de voo para seus 737 MAX.

  • 14/01/2020 23:16:35

    Democratas votam envio de acusações de impeachment de Trump

    Washington - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, vota na quarta-feira o envio ao Senado das acusações formais de impeachment contra o presidente Donald Trump, disseram parlamentares nesta terça-feira, o que pode fazer o julgamento de Trump começar ainda nesta semana.