Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Janeiro de 2020 | 23h16 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 10h49

Democratas votam envio de acusações de impeachment de Trump

Washington - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, vota na quarta-feira o envio ao Senado das acusações formais de impeachment contra o presidente Donald Trump, disseram parlamentares nesta terça-feira, o que pode fazer o julgamento de Trump começar ainda nesta semana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Donald Trump, Presidente dos EUA (arquivo)

Foto: Google/Divulgação

A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse numa reunião do partido que também nomeará a equipe de representantes da Casa que liderará a acusação contra Trump no julgamento, segundo o deputado democrata Henry Cuellar.

Trump se tornou o terceiro presidente dos EUA a ter acusações de impeachment aprovadas com a votação da Câmara no mês passado de que ele abusou do seu poder pressionando a Ucrânia a anunciar uma investigação sobre seu rival democrata Joe Biden e de que ele obstruiu o Congresso.

Mas Pelosi tem postergado o envio das acusações ao Senado, num esforço mal sucedido para que o líder da maioria republicana naquela Casa, Mitch McConnell, concordasse em incluir novos depoimentos de testemunhas que poderiam ser prejudiciais a Trump, também republicano.

Espera-se que o Senado absolva Trump, pois nenhum dos 53 republicanos na Casa expressou a intenção de votar a favor de sua remoção do cargo, algo que exigiria uma maioria de dois terços do total de 100 senadores.

Trump nega qualquer irregularidade e tem se referido ao impeachment como uma tentativa partidária de desfazer sua vitória nas eleições de 2016, no mesmo momento que se prepara para buscar a reeleição em Novembro.

Uma votação na quarta-feira permitiria que o Senado iniciasse o julgamento na tarde de quinta-feira, embora os primeiros dias sejam consumidos com tarefas burocráticas, como o juramento dos participantes e ler formalmente as duas acusações de impeachment. Os parlamentares provavelmente não ouviriam os argumentos iniciais até, pelo menos, a próxima semana.

“Vamos ter, acho, um debate de 10 minutos, votaremos e enviaremos tudo. E o julgamento no Senado, presumo, começará na próxima semana”, disse Cuellar.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 15/01/2020 06:17:45

    Líder guatemalteco promete combater pobreza e corrupção

    Cidade da Guatemala - O médico de direita Alejandro Giammattei assumiu, esta terça-feira, a presidência da Guatemala, em substituição ao impopular Jimmy Morales, com a promessa de atacar a corrupção e conter os altos índices de pobreza.

  • 15/01/2020 00:40:59

    Moradores recusam-se deixar casas perto de vulcão

    Manila - Quase 40 mil pessoas foram retiradas das proximidades de um vulcão nas Filipinas que pode entrar em erupção a qualquer momento, mas outras milhares recusam-se a sair ou já voltaram, informaram autoridades do país, nesta terça-feira.

  • 14/01/2020 23:23:58

    Boeing anuncia redução de pedidos de compra em 2019

    Nova Iorque - A Boeing anunciou, esta terça-feira, uma redução de pedidos de compra em 2019, assim como na entrega de aeronaves enquanto se estende a proibição mundial de voo para seus 737 MAX.