Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

29 Janeiro de 2020 | 12h29 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 12h35

Brexit: Parlamento Europeu "carimba" hoje saída do Reino Unido da UE

Bruxelas - O Parlamento Europeu (PE) vota hoje, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a derradeira etapa formal para a efectiva consumação do 'Brexit' dois dias depois, em 31 de Janeiro, anunciou a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arte das Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia

Foto: Arte Osvaldo Pedro

A votação na assembleia europeia ocorre precisamente uma semana depois de a rainha Isabel II ter promulgado, em 23 de Janeiro, o contestado e adiado projecto de lei que formaliza a saída do Reino Unido do bloco europeu, horas após a sua aprovação pela Câmara dos Lordes (câmara alta do Parlamento britânico).

No mesmo dia, a comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu aprovou uma recomendação para o hemiciclo aprovar o Acordo de Saída - elaborada pelo presidente do grupo director da assembleia para o 'Brexit', Guy Verhofstadt -, faltando agora somente a "luz verde" em plenário, o que sucederá então hoje ao final da tarde.

A aprovação do Acordo de Saída pelo PE, indispensável para a concretização do 'Brexit' (bastando uma maioria simples dos votos expressos), terá lugar numa votação agendada para as 18:00 de Bruxelas, após um debate no hemiciclo, com a participação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Três anos e meio depois de o 'Brexit' ter sido decidido num referendo por 52% dos eleitores, em Junho de 2016, o processo provocou uma crise política devido ao impasse no parlamento, que rejeitou três vezes o acordo negociado pela antiga primeira-ministra Theresa May.

E forçou o adiamento da saída, que irá então concretizar-se finalmente na próxima sexta-feira, às 23:00 de Londres (mesma hora em Lisboa, 00:00 de 01 de Fevereiro em Bruxelas).

No sábado, 01 de Fevereiro, iniciar-se-á o chamado "período de transição", até 31 de Dezembro de 2020, durante o qual as duas partes UE negociarão a relação futura, e no mesmo dia, em virtude de o Reino Unido tornar-se um país terceiro, abrirá a nova delegação da União Europeia no Reino Unido, que será encabeçada pelo diplomata português João Vale de Almeida.

Assuntos Parlamento  

Leia também
  • 28/01/2020 12:16:57

    Benjamin Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

    Tel Aviv - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que pediu hoje, terça-feira, o levantamento de imunidade ao Parlamento, uma hora antes da sessão parlamentar que devia debater a questão, anunciou a Lusa.

  • 21/01/2020 10:03:50

    Senado inicia hoje formalmente julgamento político do Presidente Trump

    Washington - O Senado norte-americano inicia hoje (terça-feira) formalmente o julgamento político do Presidente dos EUA, com os democratas a procurarem novas testemunhas para acusar Donald Trump e os republicanos a tentarem um processo rápido, sem sequelas políticas, noticiou a Lusa.

  • 16/01/2020 09:09:30

    Democratas entregam formalmente processo de destituição de Trump ao Senado

    Washington - Os congressistas democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA) entregaram formalmente quarta-feira o processo de destituição do Presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, ao Senado, que vai dar início ao julgamento na terça-feira próxima.