Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

28 Janeiro de 2020 | 23h05 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 12h14

Mauricio Macri é nomeado presidente executivo da Fundação FIFA

Paris - O ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi nomeado presidente executivo da Federação Internacional Futebol Associado (FIFA), informou a entidade nesta terça-feira

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri (arquivo)

Foto: Divulgação

"É um grande prazer e uma honra anunciar que Mauricio Macri assumirá essa posição à frente nossa instituição", disse Gianni Infantino, presidente da FIFA e do conselho da Fundação, em comunicado da instituição mundial de futebol.

"Mauricio tem o perfil ideal para liderar esse projecto, que quer colocar o futebol a serviço da sociedade. Através de sua experiência como líder de uma grande nação, ele conhece o papel central que a educação tem para o futuro de nossas sociedades e, como líder de um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos, conhece a força e a paixão únicas que nosso desporto gera", acrescentou.

Já a Associação Argentina de Futebol (AFA) expressou sua "surpresa" pela indicação, que é "estranha à vontade" da entidade, membro da FIFA, e considerou sua designação "inadequada".

A Associação de Futebol Argentino (AFA), organizadora do torneio da primeira divisão do desporto no país, afirmou em mensagem no Twitter que "vê com preocupação" a decisão da FIFA.

A Fundação FIFA foi criada em 2018 como uma entidade independente apoiada pela FIFA, com o objectivo de contribuir para a promoção de mudanças sociais positivas. Seu director-geral é o ex-jogador de futebol campeão mundial Youri Djorkaeff e "seu foco prioritário é a educação por meio do programa Football for Schools, lançado em 2019 e ao qual a FIFA já alocou um orçamento de 100 milhões de Dólares ", diz o texto da FIFA.

Mauricio Macri, de acordo com o texto, afirmou que "é uma honra e uma grande satisfação ter sido nomeadas presidente executivo da Fundação FIFA".

Macri, de 60 anos, foi presidente da Argentina entre 2015 e 2019, quando foi substituído por Alberto Fernández, vencedor das eleições realizadas em Outubro de 2019.

Engenheiro civil e empresário, ele foi presidente do Boca Juniors por 13 anos, liderando o clube em um de seus momentos mais gloriosos, entre os anos 90 e o início dos anos 2000.

Assuntos Nomeação  

Leia também
  • 05/09/2019 16:34:01

    Chefe da diplomacia europeia nomeia director dos SIED da UE

    Bruxelas - O dirigente do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED), José Casimiro Morgado, foi hoje nomeado pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, como director dos serviços de informação da União Europeia (UE).

  • 22/06/2019 10:06:13

    Trump escolhe Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos EUA

    Washington - O Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou nesta sexta-feira, em Washington, Mark Esper para secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, informou a Casa Branca.

  • 06/06/2019 15:19:14

    Parlamento da Finlândia nomeia novo primeiro-ministro

    Helsinque - O Eduskunta - Parlamento da Finlândia - elegeu nesta quinta-feira como novo primeiro-ministro do país Antti Rinne, que venceu as eleições legislativas realizadas em 14 Abril e que comandará um governo de centro-esquerda composto por cinco partidos.