Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Fevereiro de 2020 | 09h57 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2020 | 11h03

PR Marcelo diz que relações UE/Índia serão "ponto central" da presidência

Lisboa - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou numa entrevista ao jornal indiano The Times of Índia publicada hoje, sexta-feira, que as relações com a Índia serão um "ponto central" da presidência portuguesa da União Europeia, assinala a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente português (arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

Quando Portugal assumir a presidência do Conselho da União Europeia (UE) no primeiro semestre de 2021 estou certo de que, como o Governo português já deixou bem claro, as relações UE/Índia serão um ponto central da agenda", declarou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou na quarta-feira a Nova Deli, para uma visita de Estado à Índia que se encontra em visita de Estado à Índia, em que passará também por Mumbai e Goa, com um programa intenso concentrado em três dias, até domingo.

Em vésperas desta visita, entrevistado pelo canal de televisão público indiano Doordarshan News, Marcelo Rebelo de Sousa qualificou como "estrategicamente muito importante" para a UE o acordo de comércio livre com a Índia que está em negociações e prometeu que Portugal lutará por isso.

À chegada a Nova Deli, na quinta-feira, o Presidente da República disse que esta sua deslocação à Índia tem "objectivos muito concretos" e que "há passos que foram sendo dados nos últimos quatro anos que poderão conhecer nesta visita uma continuação, e que prosseguirá até à presidência portuguesa da UE".

Na entrevista ao The Times of India publicada hoje, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que Portugal tem lutado por relações mais estreitas entre a Índia e a União Europeia e que "foi durante a presidência portuguesa da UE no ano 2000 que se realizou a primeira cimeira de sempre UE/Índia".

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 07/02/2020 10:01:17

    Rússia acusa EUA de provocar Caracas e insiste em diálogo sem condições

    Moscovo - O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de provocarem frequentemente a Venezuela e insistiu que Rússia e México apostam ao diálogo, "sem condições prévias", para solucionar a crise venezuelana, noticiou a Reuters.

  • 07/02/2020 10:00:11

    Brasil extradita para Espanha autor de atentado contra comunistas em 1977

    São Paulo - O governo brasileiro extraditou quinta-feira (6) para a Espanha o ultra-direitista Carlos García Juliá, um dos autores do atentado conhecido como "matança de Atocha", ocorrido em Madrid em 1977, noticiou hoje a AFP.

  • 05/02/2020 13:12:46

    Argentina vai propor à França renegociar acordo Mercosul-UE

    Buenos Aires - O presidente argentino, Alberto Fernández, vai pedir hoje o apoio do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, para renegociar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul e propor uma aliança baseada no proteccionismo, noticiou a Lusa.