Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

17 Fevereiro de 2020 | 18h54 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2020 | 18h54

Morales defende construção do 1° centro nuclear da Bolívia

Buenos Aires - O ex-presidente boliviano Evo Morales defendeu o primeiro centro nuclear da Bolívia, que se encontra na última fase de construção em El Alto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Evo Morales

Foto: Divulgação

As obras foram suspensas pelo Governo transitório, que alega uma suposta violação da Constituição, de acordo com o site Sputnik.

Paralisaram grandes obras que tinham financiamento orçamentado como o Centro de Pesquisa Nuclear, cujo investimento era do TGN (Tesouro Geral da Nação), por isso não requeria a aprovação da ALP (Assembleia Legislativa Plurinacional); uma linha de comboio Metropolitano em Cochabamba; a planta de Urea; e a construção de estradas.

No dia 12 de Fevereiro, a Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN) anunciou a interrupção das obras da indústria que a empresa russa Rosatom estava a construir.

O centro deveria contar com um reactor de pesquisa de baixa potência, um equipamento de medicina nuclear para detecção de cancro, além de uma planta multipropósito de irradiação gama para o tratamento de produtos agrícolas para exportação.

Em Setembro de 2017, a ABEN firmou um acordo com a Rosatom para a construção da instalação, que elevaria o país a outro nível científico.

Assuntos Política  

Leia também
  • 17/02/2020 18:15:12

    Caças F-35 noruegueses enviados à Islândia na sua 1ª missão no exterior

    Oslo - Um total de cerca de 150 militares serão destacados para a Islândia para operar as quatro aeronaves numa missão rotativa da Aliança Atlântica, que se planeia que dure três semanas.

  • 16/02/2020 16:03:51

    Conte se reúne com presidente da Itália

    Roma - No meio de uma crise com um dos partidos da base aliada, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, se reuniu neste sábado com o presidente Sergio Mattarella no Palácio do Quirinale, residência oficial do chefe de Estado, em Roma.

  • 13/02/2020 19:29:14

    Pompeo acusa ONU de ter preconceitos anti-israelitas

    Washington - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou hoje a divulgação por parte da ONU de uma lista de empresas que operam nos colonatos israelitas, consideradas ilegais à luz do direito internacional.