Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

29 Julho de 2020 | 13h33 - Actualizado em 29 Julho de 2020 | 13h32

Irão assume presidência do UN Habitat

Luanda - O Conselho Executivo do UN Habitat decidiu nesta quarta-feira, por aclamação, durante uma reunião em que Angola participou, eleger a República Islâmica do Irão para assumir a presidência anual deste órgão das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e todos os membros do Bureau, em substituição dos Estados Unidos da América.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O referido encontro, realizado em video conferência, aconteceu na sequência da 2ª Reunião do Conselho Executivo do UN Habitat, realizada no dia 30 de Junho de 2020, de acordo com uma nota a que a Angop teve acesso nesta hoje.

O encontro passado foi inconclusivo, por ter registado a ocorrência de um impasse na eleição do futuro Presidente do Conselho Executivo do UN Habitat, em função da oposição manifestada pelos Estados Unidos da América à candidatura da República Islâmica do Irão.

Para ultrapassar o impasse, os 36 países membros do Conselho Executivo do UN Habitat, tinham concordado em realizar neste mês de Julho um processo de votação presencial, na sede das Nações Unidas, em Nairobi.

Entretanto, os países membros do Conselho Executivo decidiram abdicar do processo de votação por ter prevalecido o bom senso com base no regulamento do Conselho Executivo, aprovado na Assembleia do UN-Habitat, em Maio 2019, segundo o qual o próximo candidato para Presidente seria um representante da região da Ásia e Pacifico, neste caso, a República Islâmica do Irão, como resultado de uma negociação e concertação multilateral ocorrida nas últimas três semanas.

O representante permanente da República de Angola junto da ONU em Nairobi,  Embaixador Sianga Abílio, participou deste encontro a partir da capital queniana, por videoconferência que serviu para a eleição do novo Presidente do Conselho Executivo do UN Habitat.

Nesta perspectiva, os 36 países membros do Conselho Executivo, decidiram por aclamação, eleger a República Islâmica do Irão para assumir a Presidência anual deste importante órgão das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e todos os membros do bureau.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 29/07/2020 10:37:43

    Pequim adverte que vai responder “firme” e “racionalmente" a ataques dos EUA

    Pequim - O ministro dos Negócios Estrangeiros da China disse hoje que o seu país responderá "firme" e "racionalmente" aos ataques dos Estados Unidos, e instou o mundo a opor-se a "qualquer ato unilateral ou hegemónico" de Washington, noticiou a Lusa.

  • 24/07/2020 07:19:54

    Estados Unidos acusam Rússia de testar arma anti-satélites

    Washington - Os Estados Unidos acusaram a Rússia, quinta-feira, de testar uma arma que poderia ser usada para destruir satélites no espaço e se mostraram preocupados com uma ameaça considerada "real, séria e crescente", noticiou a AFP.

  • 24/07/2020 00:31:49

    EUA sancionam irmãos por apoiarem Nicolás Maduro na Venezuela

    Venezuela - Os Estados Unidos aplicaram, nesta quinta-feira, sanções contra dois irmãos acusados de serem "sócios de confiança" do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de seu filho, uma nova medida de pressão contra o governo de Caracas, considerado ilegítimo por Washington, noticiou a AFP.