Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

01 Agosto de 2020 | 19h01 - Actualizado em 01 Agosto de 2020 | 16h53

Irão afirma ter preso líder de grupo terrorista baseado nos EUA

Terrão - Forças de segurança do Irão afirmam ter detido Jamshid Sharmahd, líder do grupo monarquista persa baseado nos EUA Tondar neste sábado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O grupo, que conduz actos armados e de sabotagem contra o Irão, a partir do território americano, é liderado por Sharmahd, o qual se encontra em poder da inteligência do país persa após uma complexa operação realizada pelos agentes de segurança iranianos.

Entre as acções do grupo foi reportada a explosão na mesquita Hosseynieh Seyed al-Shohada, na cidade iraniana de Shiraz, ainda em 2008. Sharmahd é acusado de envolvimento no ataque.

Conforme publicou a agência Fars, o grupo reivindicou a sua responsabilidade pelo ataque, que acabou matando 14 pessoas e ferindo outras 215.

Também chamado de Assembleia do Reino do Irão e Soldados da Assembleia do Reino do Irão, o Tondar tem como objectivo o derrube do governo teocrático islamista no Irão e o retorno da monarquia ao país.

Outras explosões, tanto na capital Teerão quanto em outras cidades do país, em instalações e lugares públicos, foram atribuídas ao grupo nos últimos anos.

Entre os seus membros capturados pelo governo iraniano figuram Mohammad-Reza Ali Zamani e Arash Rahmanipour, que após serem condenados por sua participação no Tondar foram executados em 2010.

Assuntos Terrorismo  

Leia também
  • 21/06/2020 13:44:31

    Ataques deliberados contra pessoal e instalações médicas aumentaram

    Nova Iorque - A missão de assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA) alertou hoje que, durante a pandemia da covid-19, tanto talibãs como as forças do governo e outros intervenientes aumentaram os seus "ataques deliberados" contra pessoal e instalações sanitárias.

  • 20/05/2020 10:35:05

    Síria apreende estoque de armas e mísseis antitanque dos EUA

    Damasco - As autoridades sírias encontraram nesta terça-feira, no sul do país, um grande estoque de armas e munições, incluindo mísseis antitanque TOW de fabricação americana, segundo informou a agência de notícias SANA, citada pelo portal Sputnik.

  • 12/05/2020 10:23:17

    Ataque suicida em funeral faz "dezenas de mortos e feridos"

    Cabul - Dezenas de pessoas morreram ou ficaram feridas hoje após um ataque suicida que teve como alvo um funeral no Leste do Afeganistão, disse uma fonte oficial da região que não adiantou mais detalhes.