Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

18 Outubro de 2020 | 13h31 - Actualizado em 18 Outubro de 2020 | 13h04

Israel e Bahrein estabelecem hoje relações diplomáticas formalmente

Jerusalém - Israel e o Bahrein vão estabelecer relações diplomáticas oficialmente hoje, durante uma cerimónia em Manama, disse um responsável israelita, um mês após a assinatura, na Casa Branca, de um acordo de normalização entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma delegação israelita em visita a Manama e representantes do Bahrein, uma monarquia árabe do Golfo, vão assinar "um comunicado conjunto que marcará o estabelecimento de relações diplomáticas completas", precisou o responsável israelita, a coberto de anonimato.

Uma vez assinado o documento, os dois países vão poder abrir embaixadas, acrescentou.

Após o acordo de paz entre Egipto e Israel, em 1979, e depois com a Jordânia, em 1994, os Emirados Árabes Unidos, outra monarquia do Golfo, e o Bahrein, tornaram-se, respectivamente, o terceiro e o quarto países árabes a normalizar as relações com o Estado hebreu.

Estes acordos de normalização foram considerados pelos palestinianos uma 'traição' da parte destes países, uma vez que a resolução do conflito israelo-palestiniano foi considerada condição 'sine qua non' para uma normalização das relações entre Israel e os Estados árabes.

A administração americana de Donald Trump tenta convencer outros países árabes a aproximarem-se de Israel, aliado de Washington.

O secretário norte-americano do Tesouro, Steven Mnuchin, e um conselheiro de Donald Trump, Avi Berkowitz, devem participar na cerimónia de Manama.

Além do comunicado estabelecendo as relações diplomáticas, Israel e o Bahrein devem assinar "entre seis a oito protocolos" de acordo, nomeadamente sobre uma cooperação económica, segundo o responsável israelita.

Sem entrar em detalhes, a mesma fonte confirmou que a cooperação securitária será a ordem do dia das discussões bilaterais.

Em 15 de Setembro, os Emirados e o Bahrein, que nunca estiveram em conflito com o Estado hebreu, assinaram acordos de normalização de ligações com Israel, na Casa Branca, na presença do Presidente norte-americano.

Assuntos Acordo  

Leia também