Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

18 Outubro de 2020 | 09h01 - Actualizado em 18 Outubro de 2020 | 07h55

Pelo menos 19 baleias-piloto morreram encalhadas na Nova Zelândia

Wellington - Pelo menos 19 baleias-piloto morreram encalhadas na costa da Nova Zelândia, informaram hoje as autoridades neozelandesas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Baleia encalhada (Foto arquivo)

Foto: Clemente Ndala

No sábado, o Ministério de Conservação da Nova Zelândia informou que um grupo de baleias-piloto ficaram presas em bancos de areia, após a descida da maré, numa zona perto da localidade de Coromandel, na Ilha Norte.

As equipas de resgate conseguiram manter com vida algumas baleias até à subida da maré, empurrando-as depois para o mar, mas pelo menos 19 morreram.

As baleias-piloto faziam parte de um grupo de cerca de 60 avistadas este fim-de-semana perto da costa de Coromandel.

As autoridades da Nova Zelândia continuam a monitorizar os movimentos do grupo, salientando que "não é invulgar que baleias-piloto encalhem várias vezes ao longo de vários dias".

O maior incidente deste tipo registado em todo o mundo ocorreu em 1918, quando cerca de mil baleias-piloto ficaram presas nas ilhas Chatham, no sudeste da Nova Zelândia.

Há cerca de um mês, 380 baleias-piloto morreram após terem ficado encalhadas na costa australiana, o maior incidente do género registado no país.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 18/10/2020 07:34:23

    Pelo menos 20 mortos na Costa Rica com álcool adulterado

    San José - Pelo menos 20 pessoas morreram na Costa Rica após terem ingerido álcool adulterado com metanol, uma substância tóxica que não deixa cheiro nem sabor quando presente em bebidas, informou este sábado o Ministério da Saúde daquele país.

  • 17/10/2020 22:01:12

    Papa aceita demissão de bispo polaco acusado de encobrir abusos sexuais

    Vaticano - O papa Francisco aceitou a demissão do bispo da diocese polaca de Kalisz (centro), Edward Janiak, acusado de ter encoberto casos de pedofilia no país, noticia hoje a agência Efe.

  • 17/10/2020 21:31:39

    Covid-19: Síntese Mundial

    Paris - A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.105.691 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em Dezembro, na China, segundo um balanço divulgado pela agência France Presse (AFP).