Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Janeiro de 2005 | 15h39

Siexpo acolhe amostra internacional de banda desenhada

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 12/01 - Uma amostra internacional de obras de banda desenhada denominada " Comics Brew" estará patente a partir do dia dois de Fevereiro de 2004 no Salão Internacional de Exposições( Siexpo), em Luanda.

As obras de banda desenhada, a serem expostas até ao dia 25 do mesmo mês com a promoção da cooperação suíça em Angola, são da autoria dos cartunistas Joe Daly (África do Sul), Sergé Huo-Chão-Si (Ilhas Reunião), Lousal (França), Anna Sommer (Suíça), Henning Wagenbreth (Alemanha) e Willem ( Holanda).

Em declarações à Angop, o comissário do Siexpo, António Feliciano "Kidá", disse que o evento visa a troca de experiência entre estes cartunistas estrangeiros e os nacionais, com vista ao progresso da banda desenhada angolana.

"Assim sendo, no decorrer desta exposição de carácter itinerante, que já passou em países como África de Sul e Moçambique, realiza-se um workshop sobre Banda Desenha com o objectivo de um debate profundo sobre o seu desenvolvimento no Mundo", salientou.

Kidá fez saber que em Angola já existem alguns cartunistas de reconhecido valor como Sérgio Piçarra, Lito silva e Abrão Eba, que têm dado o seu saber para que esta modalidade ainda faça parte das artes plásticas angolanas.

"Estes artistas são o fruto do empenho do falecido escritor Henrique Abranches, que se dedicou a transmitir os conhecimentos sobre a banda desenhada", referiu.

Kidá é de opinião que cabe agora aos discípulos de Henrique Abranches solicitarem o apoio do Estado e instituições privadas para a evolução desta arte no país.