Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

07 Dezembro de 2005 | 20h15

Embaixada de Cabo Verde atribui `medalha do vulcão` a Amélia da Lomba

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 07/12 - A Embaixada de Cabo Verde em Angola condecora nesta sexta-feira, na capital do país, a poetiza angolana Amélia da Lomba com a primeira classe da "medalha do vulcão", num singelo reconhecimento ao trabalho por ela prestado na defesa e afirmação dos valores de Cabo Verde.

Uma fonte daquela representação diplomática informou hoje à Agencia Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) em Luanda, que esta será a última de uma série de distinções iniciadas pelo presidente da República, Pedro Pires, por altura da sua visita oficial ao país, em Novembro deste ano.

Na altura, o estadista atribuiu a primeira e segunda classe das medalhas do vulcão e de mérito a oito personalidades que se destacaram na defesa da pátria cabo-verdiana, e ao Espaço Cultural Chicala.

A poetiza angolana foi uma das escolhidas de Pedro Pires, mas não recebeu o prémio por ter estado ausente do país. A entrega simbólica da medalha será feita agora pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Silvino da Luz, em representação do Governo cabo-verdiano.

A "medalha do vulcão" tem por objectivo estimular o culto de bem servir à pátria, o desenvolvimento e a aplicação das capacidades humanas, técnicas e científicas a favor da reconstrução nacional, da afirmação da identidade cultural, do estreitamento dos laços com as comunidades emigradas e do reforço da unidade da nação cabo-verdiana.

Ela, que visa também premiar a coragem e a abnegação postas ao serviço da defesa da vida humana, compreende três classes e é concedida em reconhecimento de actos relevantes praticados na consolidação do Estado e das instituições do país.

Outros itens para atribuição da medalha são as acções desenvolvidas no domínio das invenções científicas e técnicas que favoreçam o desenvolvimento da economia nacional; os trabalhos relevantes prestados na expansão da cultura cabo-verdiana ou para conhecimento de Cabo Verde, sua história e seus valores; os actos em prol da promoção das comunidades emigradas e da preservação e fortalecimento dos seus laços com a "mãe-pátria"; além das actividades heróicas praticadas em defesa da vida humana.