Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

02 Junho de 2005 | 06h47

Nzila aprtesenta hoje livro sobre Memórias de Iko Carreira

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 02/06 - "Memórias" é o título da obra a ser apresentada hoja, às 18h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, sobre o percurso e contributo de Henrique Alberto Teles Carreira "Iko Carreira" na luta pela Independência de Angola.

A apresentação do livro estará a cargo dos deputados Costa Andrade "Ndunduma", Dino Matross e Mendes de Carvalho e do docente de História do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Fernando Gamboa.

Com 173 páginas, "Memórias" de Iko Carreira inicia com alguns momentos da vida do autor que antecederam a sua entrada à universidade, bem como o papel por si desempenhado no seio desta instituição.

Iko Carreira expõe os factos sobre a sua integração no MPLA e da situação do movimento, quer a nível da política, como da guerrilha, onde nos seus distintos momento tanto no exterior (acerca das instalações de Leopoldville e Brazzaville), como no interior de Angola, com a Revolta do Leste, à frente de Cabinda, são acompanhando com fotografias.

Na nota introdutória do livro, Roberto de Almeida refere que esta obra de Iko Carreira constitui mais uma nota de realce em relação ao papel desempenhado pelo MPLA, ao longo da Luta de Libertação.

Este livro, cuja tiragem inicial é de 2000 exemplares, que abre a colecção Memória da editora, é igualmente ilustrado com várias fotos sobre a vida do autor.

A obra termina com um posfácio de Agusta Conchiglia, onde descreve o modo como conheceu o autor, no ano de 1961, no Leste de Angola, e a influência deste no modo de encarar o país.

Iko Carreira é autor da obra O Pensamento Estratégico de Agostinho Neto.

Henrique Alberto Teles Carreira "Iko Carreira" nasceu aos 02 de Junho de 1933, filho de pais angolanos. Era o filho mais velho de três rapazes e duas raparigas, bem como veio a ter quatro filhos.

Após o ensino básico em Angola, estudou Direito em Portugal, onde militou na Casa dos Estudante do Império. Após ter passado pelo Exército Português de onde desertou, Iko Carreira foi um dos fundadores das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).

Em 11 de Novembro de 1975 é nomeado como o primeiro- ministro da Defesa de Angola, cargo a que ocupou até 1979. Três anos mais tarde, após ter concluído um curso de generalato na Academia de Estado-maior Marechal Voloshilov (na ex-União Soviética), ocupa o lugar de comandante da Força Aérea Angolana (Fapa).

No ano de 1987 iniciou uma outra etapa de sua vida, quando foi nomeado embaixador de Angola na Argélia até que, em Outubro deste mesmo ano, sofre um acidente vascular-cerebral.

Em Maio de 2000, Iko Carreira morre em Madrid (Espanha), onde residia desde Outubro de 1987.