Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Janeiro de 2006 | 16h56

Exposição ´´Lá e Cá`` mostra mercados angolano e brasileiro

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das fotografias do brasileiro Sérgio Guerra exposta no Estado da Bahia (Brasil)

Foto: Foto / Angop

Luanda, 16/01 - A mega-exposição denominada "Lá e cá", do fotógrafo brasileiro Sérgio Guerra, a inaugurar quarta-feira, no Estado da Bahia (Brasil), vai retratar as semelhanças entre os mercados angolano do São Paulo, da cidade de Luanda, e o brasileiro São Joaquim, de Salvador.

Composta por 438 fotografias a cores e a preto e branco, com tamanhos 20 por 30 a 100 por 150, a exposição ilustrará os aspectos mais pitorescos dos mercados de maior popularidade nas duas cidades, numa demonstração e apresentação da união e encontro entre as culturas dos dois povos.

Segundo o autor das obras fotográficas, o certame conta com a presença do ministro angolano da Cultura, Boaventura Cardoso, e visa valorizar as duas feiras,enquanto espaços culturais, mostrando-as ao público desconhecedor de tal universo e aquele cuja frequência é nula.

Sérgio Guerra diz pretender resgatar a sabedoria popular preservada nos dois mercados, bem como homenagear e retribuir às comunidades de São Paulo e de São Joaquim a imagem positiva do seu trabalho e papel social, por manterem as suas tradições ao longo do tempo, apesar das suas dificuldades.

De acordo com o expositor, existe muita semelhança entre os povos dosdois mercados, desde o aspecto físico, porte, apresentação e comportamento,para além do facto coincidente de terem nomes de santos católicos e traçosculturais, dificultando a exactidão do local de captação das fotos (se no Brasilou em Angola).

A exposição é o princípio de um projecto, no qual se inclui o lançamento deum livro, cartões postais, calendários e camisolas, produtos derivados damostra, os quais deverão garantir a continuidade e longevidade do trabalho,assim como a possibilidade de se ampliar a divulgação da importânciahistórica e cultural dos dois mercados.

No livro estará retratada uma selecção representativa de imagens expostas em paralelo, com textos relativos às duas feiras, dentre as quais dos escritores angolanos Pepetela e Oscar Ribas, tal como letras dos músicos brasileiros Gilberto Gil, também ministro da Cultura no Brasil, e Capinam, para além de depoimentos de feirantes dos dois mercados.