Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Dezembro de 2008 | 13h02 - Actualizado em 09 Dezembro de 2008 | 08h07

Obra "Neo-realismo" vence Prémio Sonangol Revelação 2008

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Membros do júri do Prémio Sonangol de literatura

Foto: Angop

Luanda - A obra "Neo-realismo na poética de Agostinho Neto", da autoria de Júlia Talaia venceu o prémio Sonangol Revelação 2008, anunciou segunda-feira, o presidente do júri, Abreu Paxe, em conferência de imprensa realizada na União dos Escritores Angolanos (UEA).

De acordo com o corpo do jurado, atribuiu-se o prémio a obra por relacionar a poesia de Agostinho Neto com movimentos estéticos dominantes da época, dos quais o poeta terá colhido muita influência (tratam-se do neo-realismo e da negritude).

Em declarações à Angop, em Luanda, Abreu Paxe, referiu que o concurso contou com a participação de 52 títulos, dos quais 29 afastados por não obedeceram aos requisitos estabelecidos no regulamento.

O valor atribuído ao prémio literário “Sonangol Revelação” é de 10 mil dólares.

Segundo o regulamento, o prémio será bienal e as obras em concurso deverão ser entregues até ao dia 30 de Outubro do ano anterior ao concurso, na União dos Escritores Angolanos.

Para além do prémio monetário, a Sonangol patrocinará a publicação de 100 mil exemplares da obra premiada, podendo o seu actor dispor de (200) exemplares, sendo os restantes vendidos pela comissão de gestão do prémio.

A cerimónia de entrega do prémio literário “Sonangol Revelação”, terá lugar dia 25 de Fevereiro de 2009.


O prémio literário ”Sonangol Revelação“, é instituído pela Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) para distinguir obras literárias ou de investigação, de escritores angolanos, sem qualquer obra publicada.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 25/01/2019 17:08:47

    Artistas alemãs em Angola para troca de experiências

    Luanda - Uma comitiva composta por 13 artistas, entre actores, directores e técnicos da área de teatro, estão desde hoje, sexta-feira, em Luanda, para troca de experiência e intercâmbio cultural com fazedores de artes angolanos.

  • 25/01/2019 16:42:33

    Governo de Luanda institui prémios de cultura e arte

    Luanda - O governador da capital do país, Sérgio Luther Rescova, determinou por via de um despacho tornado público hoje, sexta-feira, instituir e convocar os prémios "Luanda" nas categorias de teatro, literatura, dança, artes plásticas e canção, a partir desse ano.

  • 24/01/2019 15:31:21

    Munícipes de Icolo e Bengo beneficiam de formação artística

    Icolo e Bengo - Duzentos e 50 munícipes, dos cinco aos 22 anos de idade, do município de Icolo e Bengo, em Luanda, beneficiam de formação em artes plásticas, teatro e dança no Centro cultural Agostinho Neto, em Catete.

  • 11/01/2019 12:55:56

    Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"

    Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.