Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Outubro de 2009 | 12h41 - Actualizado em 13 Outubro de 2009 | 08h08

África é rica em percussão - Alcas Fernandes

Música

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alcas Fernandes considera África é rica em percussão

Luanda – O músico e produtor musical angolano Alcas Fernandes afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, que a África é a fonte dos principais instrumentos de percussão, embora muitos deles tenham ganho notoriedade na Europa e América.

 
Falando à Angop, a propósito da importância dos instrumentos tradicionais angolanos, o responsável da editora Woofer Audio disse que o material usado pelos executantes nacionais é adquirido no ocidente, mas a matéria-prima é africana.

 
"Temos percussionistas que conseguem dar visibilidade a esses instrumentos que o ocidente investigou em África, desenvolveu e agora vende aos africanos. Tudo que se usa na percussão é africana, desde os apitos, aos bate-bate, reco-reco(...)”, referiu.

 
Alertou para a necessidade de se registar os instrumentos de maior notoriedade na percussão angolana, como a dicanza, puita e batuque, por forma a que não restem dúvidas em relação a sua origem e se mantenham intactos os seus sons originais.     

 
Do seu ponto de vista, Angola tem bons executantes de percussão, tais como Dalu Roger, Joãozinho Morgado, Correia Miguel, Habana Maior, Chico Santos, Chalana Dantas, que devem impulsionar a formação de outros instrumentistas.  

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/10/2018 05:18:53

    "Angola Restaurant Week"iniciou quinta-feira

    Luanda - Trinta e cinco estabelecimentos participam a partir de quinta-feira, em Luanda, na 5ª edição do "Angola Restaurant Week", onde durante uma semana apresentarão variados pratos da gastronomia feita no país.

  • 23/10/2018 13:01:01

    Livro intitulado Cuanza-Sul Conhece-te será lançado em Luanda

    Luanda - Um livro que retrata a implementação efectiva do sistema colonial português em algumas localidades do Cuanza-Sul nos períodos de 1561 a 1888, intitulado "Cuanza-Sul conhece-te e dá-te a conhecer" será lançado próximo mês nas cidades de Luanda e do Sumbe.

  • 13/10/2018 17:25:11

    Cazenga acolhe projecto de promoção cultural

    Cazenga - O projecto "palco aberto de artistas", destinado a descoberta de novos talentos teve início hoje, sábado, no Marco Histórico 4 de Fevereiro, município do Cazenga, em Luanda, uma iniciativa do músico, Tony Jony.

  • 13/10/2018 15:10:14

    Angola: Jéssica Pitbul lança o "Problema" na praça da Independência

    Luanda - A primeira obra discográfica intitulada ?O Problema? da kudurista Jéssica Pitbul foi autografada hoje, sábado na praça da independência.