Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Outubro de 2009 | 12h41 - Actualizado em 13 Outubro de 2009 | 08h08

África é rica em percussão - Alcas Fernandes

Música

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alcas Fernandes considera África é rica em percussão

Luanda – O músico e produtor musical angolano Alcas Fernandes afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, que a África é a fonte dos principais instrumentos de percussão, embora muitos deles tenham ganho notoriedade na Europa e América.

 
Falando à Angop, a propósito da importância dos instrumentos tradicionais angolanos, o responsável da editora Woofer Audio disse que o material usado pelos executantes nacionais é adquirido no ocidente, mas a matéria-prima é africana.

 
"Temos percussionistas que conseguem dar visibilidade a esses instrumentos que o ocidente investigou em África, desenvolveu e agora vende aos africanos. Tudo que se usa na percussão é africana, desde os apitos, aos bate-bate, reco-reco(...)”, referiu.

 
Alertou para a necessidade de se registar os instrumentos de maior notoriedade na percussão angolana, como a dicanza, puita e batuque, por forma a que não restem dúvidas em relação a sua origem e se mantenham intactos os seus sons originais.     

 
Do seu ponto de vista, Angola tem bons executantes de percussão, tais como Dalu Roger, Joãozinho Morgado, Correia Miguel, Habana Maior, Chico Santos, Chalana Dantas, que devem impulsionar a formação de outros instrumentistas.  

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 25/01/2019 17:08:47

    Artistas alemãs em Angola para troca de experiências

    Luanda - Uma comitiva composta por 13 artistas, entre actores, directores e técnicos da área de teatro, estão desde hoje, sexta-feira, em Luanda, para troca de experiência e intercâmbio cultural com fazedores de artes angolanos.

  • 25/01/2019 16:42:33

    Governo de Luanda institui prémios de cultura e arte

    Luanda - O governador da capital do país, Sérgio Luther Rescova, determinou por via de um despacho tornado público hoje, sexta-feira, instituir e convocar os prémios "Luanda" nas categorias de teatro, literatura, dança, artes plásticas e canção, a partir desse ano.

  • 24/01/2019 15:31:21

    Munícipes de Icolo e Bengo beneficiam de formação artística

    Icolo e Bengo - Duzentos e 50 munícipes, dos cinco aos 22 anos de idade, do município de Icolo e Bengo, em Luanda, beneficiam de formação em artes plásticas, teatro e dança no Centro cultural Agostinho Neto, em Catete.

  • 11/01/2019 12:55:56

    Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"

    Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.