Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Janeiro de 2010 | 23h03 - Actualizado em 09 Janeiro de 2010 | 22h40

Huambo terá academia de língua umbundu

Cultura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo - A província do Huambo poderá, este ano, ter uma academia de língua nacional umbundu e de dança, além de uma escola de música, anunciou sexta-feira o director provincial da Cultura, Pedro Chissanga.

Falando no encerramento da conferência provincial da cultura que marcou as comemorações do 08 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura, aquele responsável referiu ainda que, esforços estão a ser empreendidos para que esta academia funcione no actual palácio de vidro.

Durante os debates foram discutidas questões sobre o fenómeno religioso em Angola, figuras históricas da região do planalto, o centro histórico da cidade do Huambo e as danças tradicionais locais.

Nestes temas, os orientadores mostraram aos mais de 100 participantes a importância da conservação do património histórico, dos hábitos e costumes na preservação da identidade do indivíduo.

Reconheceram por outro lado, os esforços do ministério da cultura e da sociedade, em reaver a cultura nacional e apelam por outro lado maior divulgação das línguas nacionais, danças e hábitos tradicionais benéficos à conduta da população.

Por outro lado, manifestaram-se preocupados com a proliferação de igrejas e com os interesses materiais que estas apresentam.

De acordo com eles, a missão da igreja deve ser a satisfação espiritual, mas, existem hoje maioritariamente religiões interessadas em angariar fundos e outros bens materiais.

"Desde a década de 1980 as igrejas começaram a crescer e surgiu a diversidade religiosa, daí começou a ser observado em alguns cristãos a mudança de igrejas em busca de satisfações diferentes, para além da espiritual", revelou o prelector Pedro Chissanga.

No quadro das comemorações do dia da cultura nacional que decorreu num clima de festa, foram feitas ofertas (um televisor e um quadro artístico) para o presidente da união dos artistas e compositores Pascoal Nhanga e ao director da cultura Pedro Chissanga, por completarem mais um ano de vida nos dias 08 e 13 de Janeiro.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também