Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

04 Março de 2010 | 16h59 - Actualizado em 04 Março de 2010 | 16h58

Escritor Akiz Neto lança livro de ensaio sobre Uanhenga Xitu

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O escritor angolano Akiz Neto anunciou hoje, em Luanda, que vai lançar ainda este ano, no país, o livro de ensaio "Poeticidade no discurso prosaico de Uanhenga Xitu", baseado em algumas obras escritas por esse nacionalista.

Falando à Angop, o autor informou que, para a sessão de venda e assinaturas de autógrafos, tem disponível três mil exemplares do trabalho, com 125 páginas.

As cópias, adiantou, encontram-se já em Luanda, aguardando por "alguns acertos" com Uanhenga Xitu sobre o dia do lançamento.

"Os três mil exemplares do livro de ensaio, editado no Brasil, sob chancela da União dos Escritores Angolanos (UEA), já se encontram em Luanda. Para o acto de lançamento no país faltam pequenos acertos de calendário com Uanhenga Xitu", explicou.

O também biólogo de formação recordou que a obra “Poeticidade no discurso prosaico de Uanhenga Xitu” já foi editada em 2009, na República Federativa do Brasil, onde o livro teve bastante aceitação e procura por parte dos cidadãos locais.

"Este livro teve enorme impacto entre os brasileiros, inclusive muitos deles pediram-me a sua presença para debates, troca de experiências ou apenas para ouvirem os seus contos”, salientou.

Para Akiz Neto, Uanhenga Xitu é a sua principal referência literária, pela forma filosófico-social que descreve os factos, numa linguagem simples, popular e característica.

Na sua escrita, acrescentou, o nacionalista “enquadra o realismo e o fictício”, facto que proporciona bons momentos de entretimento e conhecimentos aos leitores.

“Uanhenga Xitu é um gigante no mundo literário. Possui também obras com conteúdos histórico-sociais ricos, principalmente quando aborda temas relacionados à vivência nas aldeias e outras zonas do interior”, enfatizou.

Akiz Neto é membro da UEA e da Brigada Jovem da Literatura de Angola. Tem publicadas as obras “No crivo do meu sonho”, “Na trajectória da serpente”, “Cócegas e despertar”, “Borboleta da Paz”, “A construção figurativa do gesto”, entre outros volumes.

Assuntos Angola  

Leia também