Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

19 Janeiro de 2012 | 09h48 - Actualizado em 19 Janeiro de 2012 | 10h16

Amélia Dalomba lança novo livro

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O livro infanto-juvenil intitulado “Nsinga - O Mar no Signo do Laço”, da escritora Amélia da Lomba será lançado esta sexta-feira (20), numa das unidades hoteleiras da província de Cabinda.


Segundo uma nota da editora Mayamba chegada hoje, quinta-feira, à Angop, o livro foi ilustrado por Rosa Cubillo e conta a história de  "Futi", uma das sete meninas de entre nove irmãos, que vivia à beira-mar, que se afoga e desaparece para cumprir um mistério.


A obra literária, com 54 páginas e que faz parte da colecção omõla-umalehe, segundo o editor, Arlindo Isabel, refere-se a uma história de encantar, de aguçar a fantasia das crianças e jovens e que leva a submergir nos grandes mistérios da África profunda.


Nascida na província de Cabinda, Amélia da Dalomba, licenciada em Psicologia e membro da União dos Escritores Angolanos(UEA), tem artigos e poemas publicados em revistas e jornais, assim como  participações em discos compactos musicais angolanos, com letras e músicas.

Amélia Dalomba já publicou os livros “Ânsia, Poesia (1995)”– editora da UEA, “Sacrossanto Refúgio” – editora Edipress (1996),”Espigas do Sahel” – Editora kilomlombe (2004), “Noites Ditas à Chuva” – editora da UEA (2005) e “Sinal de Mãe nas Estrelas (2007)” – Zian Editora.


”Aos Teus Pés Quanto Baloiça o Vento (2008)”– Zian Editora, “Cacimbo 2000”-editora Patrick Houdin-Alliance Française de Luanda e o “CD Verso Prece e Canto” – Música Instrumental (2008) - Editora N’Gola Música, constam igualmente da lista das obras publicadas.

A sua poesia está incluída em colectâneas e livros colectivos como Antologia da Poesia Feminina dos Palop (1998), do crítico Espanhol Xosé Lois Garcia, Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Portuguesa do Século XX Angola (2000), da crítica brasileira Cármen Lúcia Tindó e Antologia “O Amor tem Asas de Ouro”, poesia -UEA-( 2006).

Amélia Dalomba tem ainda os seus poemas publicados na “Antologia da Moderna Poesia Angolana”, de Botelho de Vasconcelos –UEA(2006), no livro “Cacimbo 2000”( editora Patrick Houdin-Allliance Francaise de Luanda) e participação na obra ” Meu Céu, Céu de todos, Céu de Cada Um”, De Renan Medeiros, Editora Zian- S. Paulo- Brasil -2006.

A escritora é galardoada com a Ordem do Vulcão – Medalha de Mérito de 1º Grau da República de Cabo Verde.