Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Dezembro de 2012 | 10h18 - Actualizado em 15 Dezembro de 2012 | 10h18

Valores culturais no lançamento de Kayuka em Kimbundo

Lançamento

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Os valores culturais éticos e morais foram enaltecidos sexta-feira, pelo docente universitário João Pinto, durante apresentação, em Luanda, da obra literária infantil Kayuka, traduzida em língua nacional Kimbundo, da autoria da escritora Ana Maria 

de Oliveira.

De acordo com João Pinto, que apresentou o livro, a escritora sempre esteve na defesa da implementação das línguas nacionais no processo de ensino/reaprendizagem e na rádio e televisão.

Disse que o lançamento da obra traduzida em Kimbundo vai poder transmitir valores existentes na cultura angolana, que se tornam cada vez mais raros por falta de transmissores.

Afirmou haver preocupação da autora em demonstrar as vantagens da relação entre diferentes gerações e do homem com a natureza.

Considerou o lançamento de obras em línguas nacionais como sendo uma vitória sobre o preconceito.

“Falar línguas nacionais não coloca em causa a Língua Portuguesa, pelo contrário contribuí no enriquecimento da língua de Camões”, frisou.

Para Ana Maria de Oliveira, o livro Kayuka reflecte o percurso da sua vida profissional, cultural e política, além de evidenciar factos históricos vividos por crianças angolanas que sofreram em consequência da guerra.

Informou que a edição da obra (Kayuka) na língua nacional Umbundo já está pronta.

Quanto a edição, nas também línguas nacionais, Kwanhama, Nyaneka e Kikongo já têm equipas a trabalhar nas respectivas elaborações.

Fazem parte da colecção cinco obras que vão desde o nascimento de Kayuka, os primeiros passos, a chegada do irmão e ida à escola.