Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

24 Agosto de 2012 | 11h41 - Actualizado em 24 Agosto de 2012 | 11h41

Museu do Dundo tem potencial etnográfico a investigar

Lunda Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dundo  - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva,  afirmou, quinta-feira, naquela cidade, que o Museu Regional do Dundo possui um potencial etnográfico “classificado como um centro de investigação cientifica sócio–cultural da região, que tem que ser ainda mais investigado.

A governante que falava a propósito da reabertura ao público do referido espaço, explicou que o complexo museológico é multi-disciplinar por possuir múltiplas colecções que lhe permite uma autonomia de investigação, por toda região em que se estende as áreas sócio–culturais Lunda-tchokue e dos grupos etnográficos vizinhos.

Para tal, anunciou que o Museu Regional do Dundo foi reabilitado e apetrechado com equipamentos modernos que vão permitir o uso de métodos científicos no tratamento do acervo e estudo do património.

O museu possui salas para projecção de filmes etnográficos, exposição etnográfica dos povos do nordeste de Angola, uma biblioteca com 35 mil livros etnográficos nas áreas de biologia, arqueologia, filosofia e literatura de história universal.

Rosa Cruz e Silva fez saber  ainda que a instituição museológica conta actualmente com recursos humanos mais qualificados, que garantirão aos futuros investigadores um trabalho científico mais aprofundado.

O Museu Regional do Dundo, é o primeiro no país, criado pela ex-Diamang, em 1948, e encerrado  ao público à mais de sete anos. Conta com três sectores de investigação, nomeadamente a área da   etnografia, historia natural e arqueologia.

Leia também
  • 12/01/2019 19:03:54

    Lunda Norte: Museu do Dundo recupera peças desaparecidas

    Dundo - Oito peças desaparecidas no museu do Dundo foram entregues hoje, sábado, nesta cidade, pelo Ministério da Cultura, no âmbito do resgate do acervo museológico existente fora de Angola.

  • 01/11/2018 18:54:55

    Peças da cultura cokwe impressionam embaixador alemão

    Dundo - O embaixador da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, disse hoje, quinta-feira, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, ter ficado impressionado positivamente com as máscaras e outros objectos da cultura cokwe, pela beleza e simbolismo das peças.

  • 06/10/2018 17:28:47

    Compêndio de Legislação Processual do Trabalho Angolano já nas bancas

    Dundo - O "Compêndio de Legislação Processual do Trabalho Angolano", foi lançado sexta-feira, nesta cidade, pelo Centro de Investigação Científica e Assessoria Jurídica (CICAJ), afecto à Faculdade de Direito da Universidade Lueji A-Nkonde.

  • 15/09/2018 08:16:17

    Obra sobre extensão universitária apresentada na Lunda Norte

    Dundo - "Extensão Universitária em Angola - Tendências, Acções e Projecções" é uma obra científica da autoria do professor universitário João Ima Panzo, apresentada, sexta-feira, no Dundo, ao público e leitores da província da Lunda Norte.