Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Setembro de 2012 | 09h19 - Actualizado em 13 Setembro de 2012 | 09h33

Académicos e agentes da cultura visitam antiga sede da cidade do Luena

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - Estudantes, professores universitários e agentes da cultura no Moxico visitaram, esta quarta-feira, a povoação do Moxico-Velho (antiga sede da actual cidade do Luena), para troca de experiências, no âmbito dos 95 dias das festividades da província.

A origem do nome "Moxico" e a sua desanexação do então distrito de Benguela estiveram no centro dos debates orientados pelo administrador adjunto do Moxico (sede), Bento Luembe Paulino.

Os participantes recomendaram que se faça mais investigação para enriquecer o acervo cultural sobre a província do Moxico, para tal, foi aconselhada a Direcção Provincial da Cultura em colaboração com a Administração Municipal a recuperarem a documentação colonial sobre o Moxico e que se encontra em algumas bibliotecas de Benguela (Angola), Lisboa (Portugal) e Livingoston (Zâmbia).

O padre católico Estêvão Simões e o regedor Ernesto Muqué, sucessor do antigo soba "Moxico", explicaram em detalhes a chegada dos primeiros portugueses nesta região, em 1754, cuja sede foi instalada no Moxico-Velho, tendo como primeiro governador colonial o capitão de cavalaria, Dom António de Almeida.

Para o cumprimento da efeméride, que se comemora no próximo dia 15 de Setembro corrente, estão programadas várias actividades culturais e desportivas, com destaque para a palestra sobre "a figura e obra de Agostinho Neto e o lançamento do livro intitulado "a obra do saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto".  

Visitas ao centro de produção da Televisão Pública de Angola (TPA) e a Delegação Provincial da Agência Angola Press (Angop), igualmente figuram no programa das festividades da efeméride, que se estenderá até 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

O distrito do Moxico, hoje província, foi criado por decreto 3356, de 15 de Setembro de 1917, tendo sido instalado em 1918, com sede na actual cidade do Luena, antiga vila Luso (que passou a categoria de cidade aos 18 de Maio de 1956).

Assuntos Província » Moxico  

Leia também