Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Novembro de 2013 | 18h33 - Actualizado em 26 Novembro de 2013 | 18h33

Casa de Angola na Bahia será Polo Cultural no Mundial 2014

Salvador - As novas autoridades brasileiras do Estado da Bahia aceitaram o desafio de transformar a Casa de Angola em Salvador num centro de atracção turística e cultural durante a Copa do Mundo 2014 que se realizará no Brasil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto: Arte

A posição do Governo do Estado da Bahia foi manifestada no último fim de semana pelo secretario de Cultura, Albino Rubim,quando usava da palavra na cerimónia que marcou a celebração do XIV aniversário da Casa de Angola.

O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, mostrou-se regozijado pela decisão de as autoridades baianas aceitarem o desafio da Embaixada de colocar a Casa de Angola no roteiro das actividades culturais que completará o programa de realização da Copa do Mundo 2014, que terá Salvador como sede de uma das séries.


A Casa de Angola na Bahia é um Centro de referência cultural da cidade de Salvador e foi criado pelo Governo angolano por orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para dinamizar o reforço do intercâmbio cultural entre os dois países a partir da recuperação dos valores culturais comuns.


À Bahia foram levados milhares de escravos saídos de Angola e que transportaram os seus hábitos, crenças e cultura.


A propósito, o Embaixador Nelson Cosme considerou aquele espaço como o principal instrumento de Promoção Cultural de Angola no Brasil, pelos seus propósitos de contribuir para o reforço das relações culturais entre os dois países, a partir da pesquisa dos valores identitários forjados ao longo da "nossa história comum".

O Centro Cultural Casa de Angola na Bahia consta do roteiro dos museus de Salvador e já recebeu a visita de mais de setenta mil turistas, estudantes e pesquisadores, além de realizar acções de informação junto das comunidades sobre a realidade de Angola e dos restantes países de Língua Portuguesa.

A celebração do XIV aniversário da Casa de Angola encerrou o Programa das comemorações do trigésimo oitavo aniversário da independência de Angola no Brasil, que este ano foi marcado com actos em Brasília, São Paulo e Salvador.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 08/02/2019 13:48:16

    Angola espera participação massiva dos africanos na Bienal de Luanda

    Addis Abeba (Dos Enviados especiais) - A ministra angolana da Cultura, Carolina Cerqueira, pediu, nesta sexta-feira, em Addis Abeba, o apoio dos países membros da União Africana (UA) para que se unam ao projecto Bienal de Luanda, um evento de carácter continental de promoção da cultura de paz, a ter lugar de 18 a 22 de Setembro, na capital angolana.

  • 07/02/2019 12:39:57

    Ministra defende celeridade para regulamento urbano de Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Celeridade e conjugação de esforços na elaboração do regulamento urbano para o Centro Histórico de Mbanza Kongo (Património Mundial), província do Zaire, foi defendida nesta quinta-feira, pela ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula Carvalho.

  • 06/02/2019 13:42:43

    Cultura com mais de 10 milhões de kwanzas para Carnaval em Malanje

    Malanje- Dez milhões e 200 mil kwanzas é o valor disponibilizado pelo governo provincial de Malanje para a realização do Carnaval 2019, mais seis milhões e 800 mil kwanzas em relação ao desbloqueado em 2018.

  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.