Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Novembro de 2013 | 18h33 - Actualizado em 26 Novembro de 2013 | 18h33

Casa de Angola na Bahia será Polo Cultural no Mundial 2014

Salvador - As novas autoridades brasileiras do Estado da Bahia aceitaram o desafio de transformar a Casa de Angola em Salvador num centro de atracção turística e cultural durante a Copa do Mundo 2014 que se realizará no Brasil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto: Arte

A posição do Governo do Estado da Bahia foi manifestada no último fim de semana pelo secretario de Cultura, Albino Rubim,quando usava da palavra na cerimónia que marcou a celebração do XIV aniversário da Casa de Angola.

O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, mostrou-se regozijado pela decisão de as autoridades baianas aceitarem o desafio da Embaixada de colocar a Casa de Angola no roteiro das actividades culturais que completará o programa de realização da Copa do Mundo 2014, que terá Salvador como sede de uma das séries.


A Casa de Angola na Bahia é um Centro de referência cultural da cidade de Salvador e foi criado pelo Governo angolano por orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para dinamizar o reforço do intercâmbio cultural entre os dois países a partir da recuperação dos valores culturais comuns.


À Bahia foram levados milhares de escravos saídos de Angola e que transportaram os seus hábitos, crenças e cultura.


A propósito, o Embaixador Nelson Cosme considerou aquele espaço como o principal instrumento de Promoção Cultural de Angola no Brasil, pelos seus propósitos de contribuir para o reforço das relações culturais entre os dois países, a partir da pesquisa dos valores identitários forjados ao longo da "nossa história comum".

O Centro Cultural Casa de Angola na Bahia consta do roteiro dos museus de Salvador e já recebeu a visita de mais de setenta mil turistas, estudantes e pesquisadores, além de realizar acções de informação junto das comunidades sobre a realidade de Angola e dos restantes países de Língua Portuguesa.

A celebração do XIV aniversário da Casa de Angola encerrou o Programa das comemorações do trigésimo oitavo aniversário da independência de Angola no Brasil, que este ano foi marcado com actos em Brasília, São Paulo e Salvador.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 21:24:21

    Escritor Cornélio Caley inicia funções na AAL

    Luanda - O escritor angolano Cornélio Caley foi empossado nesta segunda-feira, em Luanda, como membro da Academia Angolana de Letras, durante uma cerimónia realizada no Memorial António Agostinho Neto(MAAN).