Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Março de 2013 | 17h28 - Actualizado em 22 Março de 2013 | 11h29

UEA coloca à venda obras literárias por intermédio do seu site

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Os amantes da literatura têm a oportunidade, em qualquer espaço do mundo onde vivam, comprar livros de autores angolanos, desde que recorram ao site da União dos Escritores Angolanos(UEA), onde constam as formalidades a cumprir para a efectivação deste desejo.

Esta informação foi prestada hoje à Angop, pelo secretário-geral da UEA, Carmo Neto, tendo acrescentando que depois de se aceder ao site www.ueangola.com vai-se ao item loja, onde estão os esclarecimentos necessários para o pagamento via Western Union. 

Feito isso, disse que a UEA, na posse dos endereços do cliente, procede à entrega do livro solicitado.

Para o secretário-geral, esta acção ressalta a importância deste site, existente há cerca de 12 anos, e bastante visitado.

“ Das estatísticas dos últimos oito dias, temos como resultado 12.766 internautas que visitaram o nosso site. Estas visitas foram feitas por internautas de 62 países, entre os quais se destacam Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, EUA, Cabo Verde, França e Alemanha”, indicou.

Um dado que se ressaltou foi o facto de o Brasil ter tido, do número em referência, 7 mil 143 visitantes no site da UEA, enquanto os angolanos apenas 2 mil 978. Isso, apontou, tem a ver com facto de haver maior acesso às novas tecnologias de informação e comunicação neste país da América do Sul, onde é muito mais barato a aquisição de um iPod, ifone e um computador do que em Angola.

No entanto, com a recente criação, pelo Estado, das Mediatecas, o acesso e uso das novas tecnologias de informação e comunicação aumentará efectivamente e, como consequência, mais angolanos acessarão o site da UEA.

Carmo Neto destacou ainda que com o site conseguiram, no que diz respeito a investigação dos estudantes ou quem quer aprofundar os seus conhecimentos de literatura angolana, oferecer links sobre entrevistas em sites, assim como de dados biográficos e bibliográficos dos membros da UEA. 

“Pretendemos enriquecer os links noticiosos, ensaios e críticas, fazendo recurso, por exemplo, do material (textos) de participação dos escritores nos simpósios internacionais”, asseverou.

Relativamente à biblioteca desta agremiação, informou que continua a ser um dos lugares mais frequentados pelo público em geral e, em especial, pelos estudantes, pois de 2010 até ao momento registou 81 mil visitantes. 

“ Notamos que há uma grande apetência de se consultarem os nossos livros. Temos também diversas obras de nacionalidades diferentes que, na verdade, enriquecem a cultura geral dos nossos visitantes”, rematou.

O cyber da instituição, contíguo a biblioteca, tem igualmente ajudado os estudantes nas suas consultas. 

A União dos Escritores Angolanos (UEA) foi proclamada em 10 de Dezembro de 1975, em sessão que contou com a presença do poeta e primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, que proferiu um discurso programático onde reflectiu sobre a dimensão cultural do país.

Neste momento, cerca de 120 escritores são membros da UEA, uma agremiação que tem como objectivos incentivar a criação literária dos seus membros, propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio e fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros povos africanos e do mundo.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 09/02/2019 15:42:17

    Ministério da Cultura denuncia informações falsas sobre Bienal de Veneza

    Luanda - O Ministério da Cultura (Mincult) considerou, neste sábado, em Luanda, falsas e sem fundamento, as afirmações relativas a falta de reembolso de apoios inicialmente concedidos à participação do país, este ano, na 58.ª edição Bienal de Veneza.

  • 09/02/2019 01:57:01

    Resenha Cultural: Promoção da Bienal de Luanda na cimeira da UA marca semana

    Luanda - A promoção da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece de 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, na cimeira da União Africana (UA), Addis Abeba (Etiópia), marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.

  • 06/02/2019 13:28:35

    Centro Cultural do Zango abre-se para a música gospel

    Luanda - Um show solidário marcado para o dia 3 de Março vai abrir as portas do Centro Cultural do Zango, município de Viana (Luanda), para a música gospel.

  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.