Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Maio de 2013 | 17h53 - Actualizado em 21 Maio de 2013 | 17h52

Escritor angolano José Cassequi apresenta " Pombo da Minha Terra "

Obra literaria

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O escritor angolano José Cassequi lançou nesta segunda-feira, no município do Sanza Pombo, província do Uíge, o livro “ Pombo da Minha Terra “.

Trata-se de uma obra de 85 páginas, que contêm três contos que retratam aspectos socioculturais e sociológicos da região de Sanza Pombo, proporcionando aos leitores conhecimento culturais, hábitos e costumes, como por exemplo óbitos, casamentos, justiça, comportamento humano e a manutenção de uma língua (kikongo).

A apresentação da obra enquadrou-se nas festividades daquela localidade, da província do Uíge, assinalado no dia 20 de Maio.

Ressalta que a obra foi lançada em Angola dia 5 de Abril, na UEA, e de forma a homenagear os naturais do município de Sanza Pombo, dentro das festividades da localidade, o livro será apresentado a 20 de Maio do corrente ano.

O livro oferece não só os grandes conhecimentos socioculturais e sociológicos de um determinado povo em particular e outros aspectos qualitativos, mais de uma maneira geral traz uma experiência de vida, partindo, sobretudo, dos efeitos da guerra.

Fala do sofrimento, miséria, fome, que obrigaram os povos de várias regiões do país a abandonarem as sua originalidade, emigrando noutras regiões e até mesmo para outros países, em busca de melhores condições sociais.

José Cassequi nasceu no município de Sanza Pombo, província do Uíge. Fez os estudos primários e secundários na terra Natal. Especializou-se em sistemas informáticos, pela Cape Town University (África do Sul).

É licenciado na especialidade de línguas e literaturas africanas, pela Universidade Agostinho Neto (UAN).