Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

03 Julho de 2013 | 15h37 - Actualizado em 03 Julho de 2013 | 17h16

Lopito Feijóo lança novo livro em Portugal

Lançamento

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - “Andarilhos doutrinário” é o novo livro do escritor angolano Lopito Feijóo a ser lançado na quinta-feira na Faculdade de Letras da Universidade do Minho, em Portugal, no âmbito das jornadas literárias interfaces da lusofonia.

Este livro poético, cujo lançamento está enquadrado nas jornadas em referência, que decorrem de quinta-feira a sexta-feira, contêm várias propostas literárias, dentre as quais as ligadas aos infanto-juvenis, poesia do amor entre os humanos, parábolas africanas e ao erotismo.

Todas essas partes, da obra editada pela Triangular Editora, estão precedidas de toda uma fortuna crítica que o autor conseguiu coleccionar ao longo dos 30 anos de carreira.

Lopito Feijóo referiu que as opiniões dos mais diversos académicos e dos críticos (boas e más) estão reunidos neste livro (com uma tiragem de mil exemplares) com toda essa experiência literária que parte da infanto-juvenil e até a erótica.

“ Este livro foi mesmo pensado como livro”, asseverou.

Lopito Feijóo nasceu em Malanje a 29 de Setembro de 1963. Estudou Direito em Luanda na Universidade Agostinho Neto (UAN).

Poeta e crítico literário, é membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), e do colectivo de trabalhos literários OHANDANJI. É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e actualmente é presidente da Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA).

Tem colaboração dispersa em publicações em Angola e no estrangeiro, É membro da academia brasileira de letras “Casa Raúl De Leoni” bem como da International Poetry dos EUA e da Maison International de la Poesie, sediada em Bruxelas, Reino da Bélgica.

Lopito Feijóo é autor de obras como "Entre o Écran e o Esperma", seu livro de estreia lançado em 1985, "Doutrina", 1987, "Me Ditando", 1987, "Rosa Cor-de-Rosa", 1987, "Na Idade de Cristo", 1987, "Corpo a Corpo", 1987, "Cartas de Amor", 1990 e "O Brilho do Bronze", 2006.

Participam nos debates das jornadas literárias interfaces da lusofonia, promovidas pela Faculdade de Letras da Universidade do Minho, os escritores africanos lusófonos Lopito Feijóo e Luandino Vieira (Angola), Olinda Beija, de São Tomé e Príncipe, e o moçambicano Silicone Beijos.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 09/01/2015 07:20:40

    Angola: Anunciado projecto musical com parceria brasileira

    Luanda - Um projecto para o resgate da música tradicional angolana será implementado, ainda este ano, numa parceria com artistas brasileiros, anunciou esta quinta-feira à Angop, em Luanda, o actor Meirinho Mendes.

  • 09/01/2015 07:09:42

    Angola: actor apela maior relação com literatura

    Luanda - O actor angolano Meirinho Mendes apelou, quinta-feira, em Luanda, a sociedade para um maior relacionamento com a literatura, visando a melhoria da qualidade artística no país.

  • 09/01/2015 06:23:03

    Angola: Actor Meirinho Mendes termina tourneé no Brasil

    Luanda - O actor angolano Meirinho Mendes está já em Luanda, depois de uma tourneé de cerca de três meses no Brasil, onde participou de um festival e em programas de divulgação da cultura angolana.

  • 08/01/2015 23:49:21

    Angola: Oralidade angolana fortalece teatro

    Luanda - O actor Meirinho Mendes declarou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a oralidade angolana favorece e fortalece o imaginário cénico, considerando o país um dos mais fortes à nível da tradição oral.