Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Setembro de 2013 | 15h25 - Actualizado em 12 Setembro de 2013 | 15h57

Biblioteca Nacional trabalha para diminuir déficit de técnicos na área de economia

O director da Biblioteca Nacional, João Pedro Lourenço, frisou hoje, quinta-feira, em Luanda, que o principal objectivo da biblioteca é cobrir o déficit de técnicos na área da economia, pois só com formação haverá capacidade de convenientemente atender o público.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Pedro Lourenço, director da Biblioteca Nacional de Angola

Foto: angop

Em declarações à Angop à margem da sessão de encerramento do curso de capacitação profissional em bibliotecnomia,  João Pedro Lourenço explicou que uns dos objectivos é meter em prática a rede nacional de bibliotecas publicas, criado por despacho presidencial, que abrange uma criação de “rede de bibliotecas” por todo país, como  a Biblioteca Nacional, provinciais e municipais.

Segundo o responsável, para além das infra-estruturas, os formandos têm que estar capacitadas para trabalhar nesses locais, pois as bibliotecas e os centros de documentação são verdadeiros lugares de saber e não meramente meros depósitos de livros.

João Lourenço disse que a Biblioteca Nacional está a contribuir para a qualificação da cultura, cujo objectivo é criar no quadro do funcionalismo público angolano pessoas que vão ser reconhecidas como bibliotecários.

Acrescentou que pretende-se implementar no sistema nacional o catalogo digital, isto é os formandos terão as condições de informatizarem o acervo.

“Os bibliotecários não podem ser visto como alguém que só guarda-livros, o principal é valorizar o profissional,  porque são úteis para a sociedade” disse.

“A biblioteca nacional enquanto reitor da política bibliotecária no país tem a responsabilidade de atender todas as áreas e serviços”, reforçou.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/10/2018 05:18:53

    "Angola Restaurant Week"iniciou quinta-feira

    Luanda - Trinta e cinco estabelecimentos participam a partir de quinta-feira, em Luanda, na 5ª edição do "Angola Restaurant Week", onde durante uma semana apresentarão variados pratos da gastronomia feita no país.

  • 23/10/2018 13:01:01

    Livro intitulado Cuanza-Sul Conhece-te será lançado em Luanda

    Luanda - Um livro que retrata a implementação efectiva do sistema colonial português em algumas localidades do Cuanza-Sul nos períodos de 1561 a 1888, intitulado "Cuanza-Sul conhece-te e dá-te a conhecer" será lançado próximo mês nas cidades de Luanda e do Sumbe.

  • 13/10/2018 17:25:11

    Cazenga acolhe projecto de promoção cultural

    Cazenga - O projecto "palco aberto de artistas", destinado a descoberta de novos talentos teve início hoje, sábado, no Marco Histórico 4 de Fevereiro, município do Cazenga, em Luanda, uma iniciativa do músico, Tony Jony.

  • 13/10/2018 15:10:14

    Angola: Jéssica Pitbul lança o "Problema" na praça da Independência

    Luanda - A primeira obra discográfica intitulada ?O Problema? da kudurista Jéssica Pitbul foi autografada hoje, sábado na praça da independência.