Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Janeiro de 2014 | 11h40 - Actualizado em 06 Janeiro de 2014 | 11h39

Moxico: Autoridade tradicional apela a preservar as línguas nacionais

Kamanongue - O soba grande do município de Kamanongue (Moxico), Evaristo Samalengue, apelou hoje, segunda - feira, à população da circunscrição a preservar as línguas maternas, para fortalecer a identidade cultural da região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a autoridade tradicional reconheceu haver um pouco por todas as regiões do país pessoas que não falam as línguas maternas, sobretudo os jovens que adoptaram culturas alheias, pondo de parte a identidade cultural nacional.

“O português é uma língua herdada devido ao processo de colonização do país, servindo de comunicação oficial, mas não faz parte do mosaico cultural etnolinguístico angolano” sublinhou o soba.

Defendeu que um angolano deve saber falar e escrever a sua língua materna, para melhor apresentação e identificação cultural.

Sugeriu ao Ministério da Educação a contínua inserção das línguas nacionais nos distintos subsistemas de ensino, para que os alunos saibam falar e escrever os seus dialectos, dada a sua importância na preservação da identidade nacional.  

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 16/01/2019 04:52:07

    Direcção da Cultura no Moxico impõe rigor nas idades de foliões

    Luena - A direcção provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Moxico vai este ano impor um rigoroso controlo nas idades dos foliões que vão participar na edição 2019 do carnaval.

  • 08/01/2019 20:23:23

    Responsável quer empresários apoiarem a Cultura no Cuanza Norte

    Ndalatando - O responsável do Departamento da Cultura do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosa Carlos Francisco, apelou hoje, terça-feira, em Ndalatado aos empresários no sentido de apoiarem mais o sector artístico da região.