Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Fevereiro de 2014 | 10h37 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2014 | 10h37

Zaire: Matriculados mais de oito mil alunos no município do Nóqui

Mbanza Congo - Oito mil e 525 alunos estão matriculados no presente ano lectivo, no município do Nóqui, Província do Zaire, dos quais seis mil no ensino primário, mil e 600 no I ciclo e 925 no IIº ciclo do ensino secundário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estes dados foram avançados hoje (sábado) à Angop, em Mbanza Congo, pelo administrador municipal do Nóqui, Miguel Pedro, para quem seis mil alunos do ensino primário vão beneficiar da merenda escolar.

Sem avançar o número de professores disponíveis, o administrador disse que o seu município possui 31 escolas, 25 das quais são do ensino primário, cinco do Iº ciclo e uma do IIº ciclo do ensino secundário.

No domínio da saúde, informou que a localidade possui um hospital municipal e vários postos de saúde distribuídos na sede e nas duas comunas da circunscrição, nomeadamente, Mpala e Lufico.

O corpo clínico é constituído por seis médicos, cinco cubanos e um angolano, segundo ainda a fonte.

No capítulo da agricultura, fez saber que o Nóqui controla 11 associações de camponeses e nove cooperativas agrícolas, sem precisar o número de integrantes.

No presente ano agrícola foram cultivados 430 hectares de mandioca e 162 hectares de ginguba, para além de outras culturas tradicionais da região, como citrinos e banana.

O município do Noqui localiza-se no estremo noroeste da província do Zaire, com uma extensão de cinco mil e 572 quilómetros quadrados, estando limitado a norte com a cidade de Matadi, capital da província do Baixo Congo (RDC), a leste com o município de Mbanza Congo, ao oeste com o município do Soyo e ao sul com o município do Tomboco.

A circunscrição tem três comunas, designadamente, a sede, Mpala e Lufico, contando com uma população estimada em cerca de 45 mil habitantes.

 

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 05/11/2018 12:40:33

    Futuro museu projectado para os países integrantes do antigo Reino do Kongo

    Mbanza Kongo - A estrutura arquitectónica do futuro museu do Reino do Kongo a ser erguido na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, comportará três pilares que simboliza os três países que integravam o antigo Reino, nomeadamente República Democrática do Congo, Congo Brazzaville e Gabão, afirmou domingo, nesta cidade, o director do gabinete local da Cultura, Biluka Nsakala Nsenga.

  • 03/11/2018 15:29:32

    Alemanha promete apoiar futuro Museu de Antropologia de Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - O embaixador da República da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, disse hoje, sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que o seu país está disposto em apoiar o futuro Museu de Antropologia a ser erguido nesta capital do antigo Reino do Kongo, nos próximos tempos.

  • 02/11/2018 15:47:36

    Justino Handanga anima show independência no Soyo

    Soyo - O músico Justino Handanga vai neste sábado, no centro cultural Cantinho do Musseque, na cidade do Soyo, província do Zaire, animar um espectáculo musical em saudação ao dia da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.