Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

27 Março de 2014 | 14h38 - Actualizado em 27 Março de 2014 | 14h38

Moxico: Responsável enaltece papel do teatro comunitário na educação da sociedade

Luena- O chefe do Departamento de Artes e Acção Cultural da Direcção provincial da Cultura no Moxico, Domingos Fernando Caieie, enalteceu hoje, quinta-feira, no Luena, o teatro comunitário por jogar um papel preponderante na educação da sociedade em particular nas zonas rurais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando na palestra que marcou o Dia Internacional do Teatro que se assinala hoje, 27 de Março, disse que este tipo de teatro é útil na formação moral, cívico, estético e espiritual da pessoa humana, bem como na prevenção de factos e fenómenos que afectam uma determinada região, tendo defendido que o vínculo existente entre o teatro e a sociedade deve ser contínuo.  

O responsável disse que para a classe estudantil, o teatro desenvolve a capacidade mental desta franja, através da leitura e interpretação de vários temas.

Na ocasião, Domingos Caieie lembrou aos presentes que foi inaugurado uma instituição denominada “Casa da Cultura” para dinamizar a cultura local, em particular as artes cénicas.

Apelou a Direcção da Educação no sentido de criar grupos de teatro, danças, poesias, entre outras artes, com o objectivo de desenvolver a vasta Cultura do país, em especial a da província do Moxico.

O teatro é uma forma de arte em que um actor ou conjunto de actores interpretam uma história ou actividades para o público em um determinado lugar. É uma arte milenar e funciona como meio de divulgação da cultura de diferentes povos e a valorização dos bons hábitos

O 27 de Março, o Dia Internacional do Teatro foi instituído em 1961, em Viena (Áustria), pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI).

Assuntos Província » Moxico   Teatro  

Leia também
  • 16/01/2019 04:52:07

    Direcção da Cultura no Moxico impõe rigor nas idades de foliões

    Luena - A direcção provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Moxico vai este ano impor um rigoroso controlo nas idades dos foliões que vão participar na edição 2019 do carnaval.

  • 10/01/2019 11:19:12

    Huíla sem salas para actividades culturais

    Lubango - Artistas huilanos reclamam pela falta de espaço apropriado para actividades culturais ( espectáculos musicais e exibição de peças teatrais), para que possam levar ao público consumidor o resultado das suas criações artísticas.

  • 08/01/2019 20:23:23

    Responsável quer empresários apoiarem a Cultura no Cuanza Norte

    Ndalatando - O responsável do Departamento da Cultura do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosa Carlos Francisco, apelou hoje, terça-feira, em Ndalatado aos empresários no sentido de apoiarem mais o sector artístico da região.

  • 08/01/2019 18:39:43

    Académico desafia escritores para escrever sobre manifestações culturais

    Luena - Os escritores angolanos foram, nesta terça - feira, no Luena, desafiados pelo director do liceu 11 de Novembro, Moisés Jeremias Samose, a escrever livros sobre as manifestações culturais, para servir de fontes de inspiração para as gerações vindouras.