Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

16 Abril de 2014 | 18h20 - Actualizado em 16 Abril de 2014 | 18h19

Huíla: Estátua do Cristo Rei é classificado monumento nacional

Lubango - A estátua do Cristo Rei, a Missão Católica da comuna da Huíla e antiga Câmara Municipal foram hoje, quarta-feira, classificadas como patrimónios nacionais, em cerimónia orientada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Rosa Cruz e Silva - Ministra da Cultura

Foto: José Krithinas

Estátua do Cristo Rei no Lubango, agora é património nacional

Foto: José Falso

A actividade decorreu no âmbito do 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e contemplou a Estátua do Cristo Rei, construída em 1957 no topo da Serra da Chela, a Missão Católica da Huíla, que existe há 133 anos, e antiga Câmara Municipal, erguida em 1945. Na terça-feira, a ministra havia presidido idêntica cerimónia na Missão Católica de Caconda.

Rosa Cruz e Silva disse que estes monumentos já deveriam ser classificados há bastante tempo, mas devido a alguns constrangimentos só foi possível agora.

A titular da pasta da Cultura afirmou serem infra-estruturas de "grande gabarito" e, por isso, a Direcção Nacional do Património, em cooperação com o Instituto Nacional de Património Cultural, vão fazer um levantamento para avaliar o estado de degradação das mesmas para uma eventual recuperação.

“O Instituto Nacional do Património Cultural está atento a esta situação e vai trabalhar na divulgação destes bens e nos estudos de cada um deles, uma vez que as mesmas merecem ser mais divulgadas para que sejam cada vez mais valorizadas”, realçou.

A ministra pediu aos cidadãos para preservarem estes monumentos e sítios para que a nova geração possa conhecer a história de Angola, através de infra-estruturas que marcaram a época colonial.

Além da classificação dos monumentos em referência, Rosa Cruz e Silva constatou o funcionamento da Biblioteca da Huíla, Museu Regional e Direcção Provincial da Cultura.

A ministra inaugurou uma exposição fotográfica que retrata monumentos e sítios.

Leia também
  • 10/01/2019 11:19:12

    Huíla sem salas para actividades culturais

    Lubango - Artistas huilanos reclamam pela falta de espaço apropriado para actividades culturais ( espectáculos musicais e exibição de peças teatrais), para que possam levar ao público consumidor o resultado das suas criações artísticas.

  • 09/01/2019 17:00:49

    Inaugurada exposição fotográfica sobre Museu Regional da Huíla

    Lubango - Uma exposição fotográfica sobre a história dos 63 anos de existência do Museu Regional da Huíla, foi inaugurada hoje, quarta-feira, na cidade do Lubango, no âmbito das actividades alusivas ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

  • 08/01/2019 17:00:10

    Exibição de danças marca Dia da Cultura Nacional

    Lubango - Um espectáculo de danças tradicionais e modernas exibidas hoje, terça-feira, por dez grupos, no Centro Cultural da Cidade do Lubango, província da Huíla, marcou as comemorações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

  • 08/01/2019 10:45:32

    Grupos da Huíla ponderam desistir do Carnaval 2019

    Lubango - Os grupos carnavalescos do Lubango ponderam desistir do Carnaval de 2019, cujos desfiles acontecem em Fevereiro próximo, na praça João Paulo II, devido ao reduzido valor do prémio fixado para os três primeiros colocados.