Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

19 Abril de 2014 | 05h37 - Actualizado em 19 Abril de 2014 | 05h37

Moxico: Quadros terminam fase curricular em instituição de ensino superior

Luena - Duzentos e noventa e sete quadros terminaram em 2013 a fase curricular na Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM),anunciou quinta-feira a directora-geral da instituição,Isabel Baptista dos Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável, que falava no acto de lançamento do Boletim Informativo da instituição, precisou que os quadros formados nos últimos qutro anos cumprem com estágio pedagógico e estudos de campo para elaboração de monografias.

Explicou que os quadros formados nas áreas da educação, saúde e engenharia, a partir de Novembro próximo começam a tributar conhecimento às instituições públicas e privadas da província.

O fomento da investigação científica sobre os principais temas do sector da educação e saúde, através de pesquisas experimentais e descritivas para o alcance de soluções sustentáveis, a preparação científico – pedagógico dos quadros, para minimizar a carência da mão-de-obra qualificada, são outros indicadores, que, segundo Isabel dos Santos, estimulam o surgimento da ESPM na província.

A directora da Escola Superior Politécnica do Moxico revelou que, para o presente ano académico foram matriculados 2.237 estudantes, dos quais 297 terminaram a fase curricular no ano lectivo transacto (2013).

Fez saber que o estabelecimento de ensino conta com 120 professores. Destes, 100 são estrangeiros, sendo 95 de nacionalidade cubana e cinco vietnamitas, que leccionam cursos de Geografia, Matemática, Física, Química, Laboratório Clinico, Enfermagem, Ciências Computação e Contabilidade e Administração.

Criada em 2009, a Escola Superior Politécnica do Moxico, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos, corresponde à V Região Académica, que engloba as províncias do Huambo, Bié e Moxico.

Leia também
  • 06/02/2019 08:11:05

    Encerradas igrejas ilegais no Moxico

    Luena - Cinquenta e duas igrejas que funcionavam de forma ilegal foram encerradas na província do Moxico, no âmbito da Operação Resgate.

  • 06/02/2019 07:34:24

    Dirigentes de grupos carnavalescos aprimoram técnicas

    Luena - Vinte e cinco dirigentes de grupos carnavalescos inscritos para a presente edição do Carnaval no Moxico participaram terça-feira, no Luena, numa acção formativa destinada a aprimorar as técnicas de apresentação em palco.

  • 16/01/2019 04:52:07

    Direcção da Cultura no Moxico impõe rigor nas idades de foliões

    Luena - A direcção provincial da Cultura, Juventude e Desportos no Moxico vai este ano impor um rigoroso controlo nas idades dos foliões que vão participar na edição 2019 do carnaval.

  • 08/01/2019 20:23:23

    Responsável quer empresários apoiarem a Cultura no Cuanza Norte

    Ndalatando - O responsável do Departamento da Cultura do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosa Carlos Francisco, apelou hoje, terça-feira, em Ndalatado aos empresários no sentido de apoiarem mais o sector artístico da região.